Poliana Okimoto conquista medalha inédita

Após desqualificação de rival, nadadora paulistana fica com o bronze na maratona aquática de 10 quilômetros e garante primeira medalha feminina da natação brasileira.

A paulistana Poliana Okimoto ganhou nesta segunda-feira (15/08) o quarto bronze do Brasil nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. A conquista é histórica para a natação brasileira: é a primeira medalha feminina na natação olímpica do Brasil.

Depois de viver um drama em Londres 2012, Poliana brigou pelo bronze na maratona aquática, mas terminou a prova de 10 quilômetros na quarta posição. No entanto, a francesa Aurelie Muller, medalhista de ouro em 2012 e que chegou em segundo, foi desqualificada por ter segurado a italiana Rachelle Bruni na hora da batida no pórtico de chegada. A campeã foi a holandesa Sharon van Rouwendall. A federação francesa entrou com recurso, que foi negado.

Sétima colocada na maratona aquática nos Jogos de Pequim, em 2008, Poliana coleciona medalhas em campeonatos mundiais - entre elas a de ouro nos 10 quilômetros e a de prata nos 5 quilômetros, em 2013, em Barcelona.

Há quatro anos, nos Jogos Olímpicos de Londres, Poliana passou por um dos momentos mais difíceis da carreira. Apesar da temperatura nem tão fria assim das águas do lago Serpentine, no Hyde Park, o corpo de Poliana não suportou o frio. Na quinta das seis voltas previstas, ela levantou o braço - o sinal de desistência. Poliana deixou a prova em cadeira de rodas, com um quadro de hipotermia.

A maior esperança de medalha na maratona aquática, no entanto, era Ana Marcela Cunha, bicampeã mundial em provas de 25 quilômetros. Ela ficou em 11º na prova, que percorreu 10 quilômetros na Praia de Copacabana, um dos cartões portais do Rio de Janeiro.

PV/efe/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos