Técnico alemão da canoagem morre após acidente

Stefan Henze sofreu traumatismo craniano depois de o táxi em que estava se acidentar no Rio de Janeiro. Ele passou por uma cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos.

O técnico alemão de canoagem slalom Stefan Henze não resistiu aos ferimentos de um acidente de trânsito e morreu nesta segunda-feira (15/08), no Rio de Janeiro. A notícia foi confirmada pelo Federação Alemã de Esportes Olímpicos (DOSB). Henze tinha 35 anos.

"Estamos muito tristes neste dia", disse o presidente da DOSB, Alfons Hörmann. "Palavras não conseguem descrever o que estamos sentindo na equipe olímpica após esta perda terrível." Henze morreu na presença de sua família. "Estamos cientes de que os ideais olímpicos de Stefan seguirão vivendo em muitas pessoas", afirmou Hörmann.

A delegação olímpica alemã homenageará Henze na Vila Olímpica, nesta terça-feira, no recém-inaugurado "Local de Luto". O Comitê Olímpico Internacional (COI) atendeu ao pedido dos alemães e hasteará todas as bandeiras da Alemanha a meio mastro.

Na madrugada de sexta-feira, Henze e o analista esportivo Cristian Katini voltavam de táxi para a Vila Olímpica quando o veículo em que estavam se acidentou na Avenida das Américas, que corta o bairro Barra da Tijuca, que sedia grande parte das competições esportivas. O taxista teria abandonado o local sem prestar socorro.

Katini, que foi levado ao Hospital Lourenço Jorge, recebeu alta. Henze foi transferido com traumatismo craniano para o Hospital Miguel Couto, onde passou por uma cirurgia.

Henze nasceu na cidade de Halle, do estado da Saxônia-Anhalt, no nordeste do país. Ele teve uma carreira respeitável na canoagem. Nos Jogos de Atenas, em 2004, ganhou a medalha de prata na categoria C2 ao lado de Marcus Becker. Um ano antes, a dupla foi campeã mundial. E, em 2008, Henze e Becker foram campeões europeus.

Nos Jogos do Rio de Janeiro, Henze estava acompanhando a canoísta alemã Melanie Pfeifer, que competiu na canoagem slalom no caiaque individual (K1).

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos