Terremoto no Peru causa mortes e destruição

Pelo menos quatro pessoas morreram e dezenas de casas foram destruídas no sul do país por deslizamentos de terra resultantes de tremores de magnitude 5,2. Número de vítimas pode aumentar.

Um terremoto de magnitude 5,2 na escala Richter deixou pelo menos quatro mortos e 40 feridos no sul do Peru na noite deste domingo (14/08), segundo informações do Instituto de Defesa Civil (Indeci). Os tremores atingiram os distritos de Ichupampa, Chivay, Achoma, Yanque e Coporaque.

O Instituto de Geofísica do Peru informou que o epicentro estava localizado a dez quilômetros de Chivay, capital da província de Caylloma, a oito quilômetros de profundidade. Na província de Arequipa deslizamentos de terra destruíram dezenas de casas e bloquearam estradas.

"Sentimos um abalo muito forte que causou danos em todo o Vale de Colca, as comunicações com as localidades vizinhas ficaram cortadas e pedimos máquinas para desbloquear os acessos. Há mortos", informou o prefeito de Caylloma, Rómulo Tinta. O número de mortos ainda pode aumentar, uma vez que as equipes de resgate não haviam conseguido chegar até as localidades atingidas.

"Temos relatos de feridos e mortos que precisam ser confirmados. Inicialmente, foram relatadas três mortes em Achoma e seis na região de Yanque. Mas essa informação ainda não foi confirmada porque ainda não conseguimos chegar à região", declarou a governadora de Arequipa, Yamila Osorio, acrescentando que mais de 80 casas teriam sido destruídas.

RC/lusa/efe

.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos