Alemanha derrota Nigéria e fará final com o Brasil

Philip Verminnen

Pouco mais de dois anos depois da conquista da Copa do Mundo, seleção alemã volta a decidir um torneio no Maracanã. Apenas dois jogadores estiveram no Mundial do Brasil, mas não entraram em campo no fatídico 7 a 1.

A seleção alemã derrotou por 2 a 0 a Nigéria, nesta quarta-feira (17/08), em São Paulo, e garantiu a classificação para a final do torneio olímpico de futebol masculino. Os gols da partida foram marcados pelo lateral-direito Lukas Klostermann e pelo atacante Nils Petersen. Ambos atuam em clubes recém-promovidos à Bundesliga - RB Leipzig e Freiburg, respectivamente.

A Alemanha começou melhor a partida e abriu o placar logo aos oito minutos com Lukas Klostermann, que apareceu sem marcação na grande área e concluiu para o gol vazio. A Nigéria quase empatou dois minutos depois. O goleiro Timo Horn apanhou da bola, mas o atacante Umar Sadiq foi egoísta e desperdiçou boa oportunidade.

No segundo tempo, os nigerianos tiveram pouco êxito em furar o sistema defensivo dos alemães, que quase ampliaram com Serge Gnabry, aos dois minutos, mas o goleiro Emmanuel Daniel espalmou. Pouco tempo depois, Davie Selke recebeu de Gnabry, driblou o goleiro, mas adiantou demais a bola. O segundo gol veio já nos acréscimo: Selke carregou a bola e viu Nils Petersen livre na segunda trave, que apenas precisou empurrar para as redes.

Desta forma, pouco mais de dois anos depois do fatídico 7 a 1 na Copa do Mundo, Brasil e Alemanha voltam a se enfrentar. Bem verdade que são apenas as seleções olímpicas: de ambos os elencos apenas o zagueiro alemão Matthias Ginter, que não jogou um minuto sequer, e Neymar estiveram entre os convocados para o Mundial - o brasileiro não atuou no Mineirão devido a uma lesão.

A decisão olímpica será no sábado, no estádio do Maracanã. Será o duelo da melhor defesa (Brasil, que ainda não sofreu gols) contra o melhor ataque: a Alemanha marcou 21 gols, mas dez deles foram contra a frágil Fiji. A medalha de ouro é inédita também para a Alemanha Reunificada. Em 1976, nos Jogos de Montreal, a Alemanha Oriental conquistou o torneio olímpico após derrotar a Polônia na final.

Esta será a segunda final entre Brasil e Alemanha - a primeira, porém, no futebol olímpico. A outra foi a decisão da Copa do Mundo de 2002, quando a seleção brasileira principal conquistou o pentacampeonato mundial.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos