Ataques a bomba deixam ao menos 12 mortos na Turquia

Explosões atribuídas ao PKK atingem comboio militar e delegacias em cidades do leste do país, matando dez membros das forças de segurança e dois civis. Mais de 200 pessoas ficam feridas.

Três bombas foram detonadas nas últimas horas em cidades no leste da Turquia, deixando ao menos 12 mortos e mais de 200 feridos em ataques atribuídos ao Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK).

Ao menos cinco soldados e um guarda local morreram e seis soldados ficaram feridos num ataque a um comboio militar na cidade de Bitlis nesta quinta-feira (18/08), noticiou a agência estatal Anadolu. Uma bomba caseira foi detonada.

O guarda que foi morto integrava um grupo de moradores que cooperam com as forças de segurança turcas na luta contra o PKK, grupo classificado por Ancara e seus aliados ocidentais como terrorista.

Antes disso, três policiais morreram e cerca de 170 pessoas ficaram feridas num ataque a bomba perto de uma delegacia de polícia na cidade de Elazig. O prédio ficou praticamente destruído. Dez dos feridos estão em estado grave, segundo as autoridades.

Horas antes, na noite de quarta-feira, mais um policial e dois civis foram mortos após a explosão de outro carro-bomba perto de uma delegacia na cidade de Van, também no leste do país - cuja população é composta em grande parte por curdos. Cerca de 120 pessoas ficaram feridas.

As forças de segurança turcas são alvos de ataques do PKK desde o fim do cessar-fogo unilateral, uma decisão adotada depois do fracasso das negociações de paz com o governo turco, em julho de 2015.

O grupo, que luta pela autonomia curda há três décadas, parece ter intensificado seus ataques desde a tentativa fracassada de golpe militar no país, em 15 de julho. Mais de 40 mil pessoas morreram desde que o PKK iniciou sua insurgência, em 1984.

LPF/efe/lusa/rtr/afp/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos