Isaquias conquista bronze e iguala marca histórica

Canoísta baiano entra no grupo seleto de atletas brasileiros com duas medalhas numa mesma edição dos Jogos Olímpicos. Ele ainda disputará a prova do C2 1000m, na qual sagrou-se campeão mundial em 2015.

Depois de fazer história e conquistar a inédita prata na canoa individual (C1) 1000 metros, a primeira medalha do Brasil na canoagem, o baiano Isaquias Queiroz escreveu mais um capítulo brilhante nesta quinta-feira e levou o bronze na disputa da C1 200 metros dos Jogos do Rio de Janeiro.

Apesar da falta de vento no Estádio da Lagoa, montado na Lagoa Rodrigo de Freitas, Isaquias largou muito mal, chegando a ficar na última posição no início da prova, mas conseguiu se recuperar e conquistou a medalha de bronze faltando poucos metros para a chegada.

O ouro ficou com o ucraniano Iurii Cheban, que fechou os 200 metros com 39s279. A prata foi para Valentin Demyaneko, do Azerbaijão, com 39s493. Isaquias terminou a prova com 39s628, apenas 0s021 a frente do espanhol Alfonso Benavides López de Ayala.

Isaquias entra para um seleto grupo de atletas brasileiros que conquistaram duas medalhas em uma mesma edição de Jogos Olímpicos. Além dele, César Cielo (ouro e bronze em Londre 2012), Gustavo Borges (prata e bronze em Atlanta 1996), Afrânio da Costa (prata e bronze na Antuérpia 1920) e Guilherme Paraense (ouro e bronze na Antuérpia 1920) conseguiram tal feito para o país.

O baiano, porém, terá a oportunidade de conquistar sua terceira medalha na canoa dupla (C2) 1000 metros neste sábado (18/08) ao lado de Erlon de Souza, prova em que entra como favorito por ter sido campeão no Mundial disputado em Milão, em 2015. Se conseguir, Isaquias se tornará o maior medalhista olímpico brasileiro numa única edição dos Jogos Olímpicos.

PV/efe/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos