Aeroporto do Rio pede que passageiros cheguem 6 horas antes de voo

Concessionária RioGaleão faz recomendação para segunda-feira. Estima-se que 85 mil passageiros passarão por aeroporto no dia seguinte ao encerramento dos Jogos Olímpicos. Eles serão recebidos com programação especial.

A concessionária que administra o aeroporto do Rio de Janeiro, a RioGaleão, pediu nesta sexta-feira (19/08) que os passageiros de voos internacionais marcados para a próxima segunda-feira cheguem com pelo menos seis horas de antecedência.

A RioGaleão estima que cerca de 85 mil passageiros irão embarcar em voos internacionais no dia seguinte ao encerramento dos Jogos Olímpicos. Esse será o maior fluxo da história do aeroporto que recebe em média diariamente 40 mil pessoas.

"O momento crítico será às 19h de segunda, quando teremos 23 aviões de grande porte nas portas de embarque, além de voos domésticos, alcançando um total de 70 aeronaves no pátio", disse o gerente de operações da concessionária, Carlos Rodriguez.

A RioGaleão calcula ainda que aproximadamente 28 mil bagagens serão despachadas nesse dia, quando o aeroporto receberá 430 aeronaves. Para reduzir filas, as companhias aéreas se comprometeram em abrir os balcões de check-in mais cedo.

A concessionária afirmou ainda que adotou um esquema especial para garantir um bom fluxo dos passageiro. As medidas incluem uma série de eventos para entreter os visitantes dentro da aérea restrita, como shows de escola de samba, bossa nova e food trucks.

Além disso, a empresa vai instalar um posto na Vila Olímpica onde os esportistas poderão fazer o check-in. As malas despachadas neste posto irão direto para o pátio de embarque do aeroporto. Estima-se que 7,5 mil atletas e integrantes de comitês olímpicos deixarão o Rio de Janeiro na segunda-feira.

"Durante anos, nos preparamos para esse momento. Nosso objetivo é ganhar a medalha de ouro", disse Rodriguez.

Cerca de 541 mil turistas estrangeiros desembarcaram no Rio de Janeiro entre 1º e 15 de agosto para assistir os Jogos Olímpicos.

CN/efe/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos