Estátuas de Trump pelado atraem curiosos nos EUA

Obras de arte em tamanho real são exibidas em Nova York, São Francisco, Los Angeles, Seattle e Cleveland. Coletivo de artistas intitula o trabalho de "O imperador não tem bolas".

Moradores de cinco cidades dos EUA foram surpreendidos com uma imagem do candidato republicano à presidência do país como nunca viram. Estátuas em tamanho real de Donald Trump pelado vêm chamando a atenção de passantes em Nova York, São Francisco, Los Angeles, Seattle e Cleveland.

Inauguradas nesta quinta-feira (18/08), as obras que retratam o magnata foram criadas por um artista de Cleveland e reivindicadas por um coletivo chamado Indecline. O grupo inclui artistas plásticos, músicos e cineastas e já se manifestou contra Trump anteriormente.

Várias das estátuas mostram Trump com as mãos cruzadas sobre a barriga protuberante. Enquanto algumas partes da genitália masculina são visíveis, outras estão faltando. O coletivo intitulou o trabalho de "O imperador não tem bolas".

Na Union Square, em Nova York, uma das esculturas rapidamente chamou a atenção dos passantes, que riam e tiravam fotos com o Trump nu, até que a obra foi removida pela prefeitura.

"É através dessas esculturas que transmitimos a personificação física e metafórica da alma medonha de um dos políticos mais infames e insultados da América", disse o coletivo em comunicado. "Esperamos que o candidato nunca se instale na posição política e militar mais poderosa do mundo."

O comitê de campanha de Trump não quis comentar as obras.

LPF/rtr/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos