COI afirma que Jogos do Rio foram icônicos

Presidente Thomas Bach diz que Comitê Olímpico voltaria a escolher a cidade para ser a sede e que os Jogos do Rio "ocorreram no meio da realidade e não dentro de uma bolha."

O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, afirmou neste sábado (20/08) que o órgão voltaria a escolher o Rio de Janeiro como sede do megaevento esportivo já que a cidade realizou uma edição "icônica" dos Jogos Olímpicos.

"Esses Jogos foram realmente icônicos, foram Jogos no meio da realidade. Não foram organizados dentro de uma bolha, mas numa cidade onde há problemas sociais e onde a vida seguiu seu curso. Isso é muito bom", afirmou.

"Com esses Jogos, o COI mostrou que também é possível organizar os Jogos em países que não estão no topo do ranking do PIB, mostrou e recebeu muita solidariedade. Mostramos que estamos prontos para enfrentar a realidade social", completou.

Em relação aos problemas de segurança ocorridos no Rio de Janeiro, Bach afirmou que "tem e segue tendo confiança nas autoridades brasileiras", mas que houve "alguns incidentes que fazem parte da realidade social do país".

"Isso não ocorreu só durante os Jogos. Existe uma situação especial de segurança aqui, já sabíamos disso e as autoridades brasileiras lidaram com o tema de forma adequada", disse o presidente do COI.

Bach também elogiou o legado que os Jogos Olímpicos deixarão para a cidade do Rio, incluindo infraestruturas que melhorarão o sistema de transporte público.

O presidente do COI ainda dedicou elogios ao prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmando que ele teve um papel especial. "O COI participou de muito perto, mas dou crédito a ele porque foi ele, com seu vigor, energia e vitalidade, que fez com que os Jogos fossem um êxito e a cidade, uma anfitriã excepcional. Os brasileiros têm alegria de viver e transformaram os Jogos numa festa", concluiu.

AS/efe/ap/afp/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos