Nice proíbe uso do burquíni

Município se une aos mais de dez que já adotaram a proibição na França. Em Cannes, três mulheres são multadas por usar o traje de banho em praias.

A administração de Nice afirmou nesta sexta-feira (19/08) que também vai proibir o burquíni nas praias locais, juntando-se aos mais de dez municípios franceses que já tomaram essa decisão.

Depois de Cannes, que proibiu a vestimenta em 28 de julho, muitos outros municípios franceses emitiram ordens para proibir o acesso à praia a quem usar o traje de banho, típico de mulheres muçulmanas.

Na região da Côte d'Azur, no sul da França, o burquíni foi proibido em Cannes, Villeneuve-Loubet, Mandelieu, Saint Jean Cap Ferrat, Beaulieu-sur-Mer, Èze, Villefranche-sur-Mer e Cap d'Ail.

No resto do país, também Sisco, na Córsega, Le Touquet e Oye Plage, no norte, e Leucate, no sudeste, adotaram a mesma proibição ou anunciaram a intenção de fazê-lo nos próximos dias.

Ao todo, três mulheres já foram multadas por usar burquíni em Cannes desde que a Justiça validou, no sábado passado, o decreto municipal que proíbe o maiô em suas praias, informou o jornal Nice-Matin.

No próprio sábado, uma mulher de 29 anos foi multada na praia da Croisette. No dia seguinte, uma banhista de 32 foi sancionada em Zamenhoff; e ontem à tarde uma tunisiana de 57 anos sofreu a mesma punição. A multa é de 38 euros, conforme a legislação.

O uso do burquíni é pouco comum nas praias francesas.

AS/lusa/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos