Berlim homenageia David Bowie

Prefeito da capital alemã inaugura placa em frente ao prédio onde cantor britânico morou no fim dos anos 1970. Homenagem lembra álbuns produzidos em Berlim e canção de sucesso "Heroes".

O prefeito de Berlim, Michael Müller, inaugurou nesta segunda-feira (22/08) uma placa em homenagem a David Bowie, em frente ao prédio onde o cantor morou na cidade entre 1976 e 1978.

A placa de porcelana lembra os três álbuns de Bowie produzidos na capital alemã: Heroes, Low e Lodger - conhecidos com a trilogia berlinense e gravados no estúdio Hansa. O músico britânico, que morreu no início deste ano, dividiu o apartamento na Hauptstrasse 155, no bairro Schöneberg, com Iggy Pop.

O prefeito de Berlim afirmou que Bowie foi um símbolo da atmosfera cosmopolita e tolerante da cidade e aproximou a metrópole cultural dividida de várias pessoas ao redor do mundo. Müller enfatizou ainda que, com a música Heroes, o cantor escreveu um hino não oficial da cidade.

O secretário berlinense de cultura, Tim Renner, o ex-sonoplasta do estúdio Hansa Eduard Meyer e o biógrafo de Bowie, Tobias Ruether, participaram da cerimônia de inauguração da placa.

A homenagem foi produzida pela Königliche Porzellan Manufaktur (KPM) de Berlim. Além dos nomes da trilogia berlinense, a placa cita ainda um verso da canção Heroes.

Bowie se mudou para Berlim em busca de se livrar do vício em heroína. O músico alugou o apartamento da Hauptstrasse em 1976. Pouco tempo depois, o cantor americano Iggy Pop, conhecido como o "padrinho do punk", foi morar no apartamento de Bowie.

Mas a vida sob o mesmo teto não foi tão fácil, como relatou o britânico em uma entrevista. Bowie reclamava de ser o único a ir ao mercado, enquanto o americano comia tudo que havia na despensa.

O prédio na Hauptstrasse 155 recebe muitos visitantes há anos. Desde a morte do cantor, em janeiro, o local se tornou um santuário para os fãs de Bowie, que deixam flores, velas e lembranças em frente ao edifício.

CN/dpa/ap/epd

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos