Rebeldes atacam Universidade Americana do Afeganistão em Cabul

Explosão foi ouvida antes de grupo armado invadir centro de ensino superior privado. Pelo menos dois estudantes morreram no ataque. Troca de tiros entre rebeldes e forças de segurança afegãs continua.

Rebeldes atacaram nesta quarta-feira (24/08) a Universidade Americana do Afeganistão, em Cabul. Pelo menos dois estudantes morreram e 12 outras pessoas ficaram feridas, quando homens armados invadiram a instituição de ensino privada, informaram autoridades de saúde.

Uma explosão foi ouvida, e em seguida iniciou-se uma troca de tiros. De acordo com o reitor da universidade, Mohammad Sharif Fayiz, insurgentes entraram no campus e fizeram algumas vítimas. As estradas que dão acesso ao local foram bloqueadas.

Segundo o porta-voz da polícia, Humayon Aini, rebeldes com bombas entraram no campus após a explosão. Ainda há pessoas detidas dentro da universidade, algumas pediram ajuda em redes sociais. Nenhum grupo assumiu a autoria do ataque.

Conselheiros militares americanos estão auxiliando as forças de segurança afegãs no combate aos rebeldes que continuam no campus, disse um oficial de defesa americano. A Embaixada dos Estados Unidos em Cabul emitiu um alerta orientando cidadãos americanos a evitarem a região.

A Casa Branca afirmou estar profundamente preocupada com o ataque na universidade e que está monitorando a situação de perto.

Em 7 de agosto, também em Cabul, um grupo de homens armados não identificados sequestrou um professor americano e um australiano que trabalham na mesma universidade. O sequestro ocorreu perto do campus, quando os professores deixavam o local a caminho de suas residências, num veículo da instituição.

A Universidade Americana iniciou suas atividades na capital afegã em 2006 e conta atualmente com mais de 1.700 alunos.

CN/efe/lusa/rtr/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos