Topo

Dieta errada pode desacelerar ainda mais metabolismo

26/08/2016 05h12

Comer muito menos esperando que o corpo vai gastar somente as reservas de energia é um dos erros típicos de quem quer ficar em boa forma. O Futurando discute esse e muitos outros assuntos. Confira.

Quem já tem metabolismo lento e passa a reduzir cada vez mais o consumo de calorias para emagrecer corre o risco de desequilibrar o corpo, que interpreta a restrição da dieta de uma forma "errada". Em vez de entender que precisa gastar energia de reserva (gordura), o organismo começa a se contentar com menos comida para realizar as mesmas atividades e "estoca" ainda mais massa gorda.

Neste Futurando, você vai ver o exemplo de uma mulher que tenta se ajustar com a balança e comete o erro de "regrar" demais a ingestão de alimentos. Mas tem uma notícia boa. Nosso corpo, independente do ritmo com que funciona, pode queimar mais calorias se estimularmos a produção de gordura marrom. Uma dica: passar frio ajuda.

O programa explica também os desafios da ciência para estudar o universo dos micróbios. Num litro de água existem 20 mil espécies. Se pensarmos no mar, esse número chega a ser inimaginável. De toda forma, o que já se sabe sobre os microorganismos como vírus, fungos e bactérias você descobre no Futurando.

Por falar em bactéria, um físico alemão tem pesquisado o uso de plasma frio para desinfetar comida. A substância pode matar germes superresistentes, como a bactéria E.coli, um patógeno causador de um surto de infecção na Alemanha em 2011.

Ainda sobre saúde, o Futurando exibe uma reportagem sobre um avanço importante para realização de transfusões. Pesquisadores estão tentando fabricar sangue artificial. A ideia é que seja compatível com qualquer tipo sanguíneo e não tenha prazo de validade. É no próximo programa. Não perca!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura aos domingos às 6h30, com reprise às segundas-feiras e às sextas-feiras; pela Rede Minas aos sábados, às 13h, com reprise às terças-feiras, às 18h30; pela TV Brasil, todos os domingos, às 16h30, pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.