Foguete explode em Cabo Canaveral

Acidente com foguete da fabricante SpaceX ocorre durante teste em plataforma de lançamento na Flórida. Companhia fundada pelo bilionário Elon Musk pretende oferecer transporte para Marte a partir da próxima década.

Uma explosão ocorreu na plataforma de onde seria lançado o foguete SpaceX Falcon 9 em Cabo Canaveral, no estado americano da Flórida, na manhã desta quinta-feira (01/09). Segundo a Nasa, um lançamento-teste de um foguete não tripulado estava em curso, e a agência americana não estava envolvida.

Prédios a vários quilômetros de distância tremeram após o incidente, e múltiplas pequenas explosões se seguiram por alguns minutos. Uma nuvem de fumaça escura tomou o céu. Sirenes foram ouvidas no local. Em comunicado, a empresa SpaceX afirmou que não houve feridos.

O teste, considerado de rotina, era realizado antes de um lançamento planejado para o próximo sábado a partir da Base da Força Aérea de Cabo Canaveral, próxima do Centro Espacial Kennedy da Nasa. O dispositivo deveria levar consigo um satélite de comunicação israelense.

A fabricante de foguetes SpaceX, uma das duas empresas que fornecem para a Nasa, deve ter a imagem arranhada pela explosão. A companhia, com base na Califórnia e fundada pelo bilionário Elon Musk em 2002, pretende lançar sua primeira aeronave não tripulada com destino a Marte em 2018. O transporte de seres humanos para o Planeta Vermelho está planejado para começar em 2024.

LPF/ap/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos