Le Pen parabeniza AfD por resultado em eleição regional

Presidente da Frente Nacional felicita partido populista alemão por ter se tornado segunda força no Parlamento de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental. Outros líderes da extrema direita europeia também festejam resultado.

A presidente do partido de extrema direita francês Frente Nacional (FN), Marine Le Pen, parabenizou o partido alemão Alternativa para a Alemanha (AfD) pelo bom resultado na eleição estadual de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, neste domingo (04/09).

"O que ainda ontem era impossível se tornou possível: os patriotas da AfD varreram o partido da senhora Merkel. Minhas felicitações!", escreveu Le Pen na rede social Twitter.

Na Áustria, o líder do partido populista de direita Partido da Liberdade (FPÖ), Heinz-Christian Strache, também saudou o resultado alcançado pela AfD. "Cordiais felicitações e 'bem-vindos' ao nono legislativo estadual alemão e como segunda força! O rumo está certo!", escreveu no Facebook.

Na Holanda, o presidente do Partido para a Liberdade (PVV), Geert Wilders, limitou seus cumprimentos a uma curta mensagem no Twitter: "Parabenizo a AfD!"

Neste domingo, a AfD se tornou a segunda maior força no Parlamento de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, com 20,8% dos votos, atrás do Partido Social-Democrata (SPD), com 30,6%, e à frente da União Democrata Cristã (CDU), que obteve 19%. A CDU é o partido da chanceler federal alemã, Angela Merkel.

AS/afp/ard

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos