Pitadas: Dando a volta na tortilha espanhola

Luisa Frey

À base de ovos e batatas, prato símbolo da culinária da Espanha está presente nos lares, bares e restaurantes do país. Apesar da simplicidade dos ingredientes, há alguns segredos para preparar a receita.

A tortilha de batata é uma das receitas mais características da cozinha espanhola. Servida no café da amanhã, no almoço, no jantar ou como lanche, o simples prato com ovos, batatas, cebola e azeite é muito apreciado em seu país natal e no exterior. Ele costuma figurar na lancheira das crianças e diz-se que se trata da tapa mais pedida em bares e restaurantes de todas as províncias espanholas.

A tortilha é tão popular na Espanha que há até uma expressão com o nome do prato: "dar la vuelta a la tortilla", que quer dizer inverter as circunstâncias ou mudar totalmente a situação - algo como virar o jogo.

Na minha última viagem à Espanha, constatei que os espanhóis chamam a tortilha de batatas de tortilla española, e o que para nós é simplesmente omelete, eles chamam de tortilla francesa.

Para mim, a cebola era essencial na tortilha de batatas, mas descobri que o ingrediente divide opiniões na Espanha. Muitas vezes também se acrescentam outros itens, como pimentão, jamón ou chorizo. Eles podem ser misturados ao ovo e à batata, servir de recheio ou cobrir a tortilha, que pode ser cortada em fatias triangulares ou quadradinhos.

Quanto à origem do prato típico, há muitas versões. De acordo com o recente livro La patata en Espanã - Historia y Agroecología del Tubérculo Andino, a tortilha de batatas teria sido inventada no final do século 18 na localidade de Villanueva de la Serena, no oeste da Espanha, durante a busca por um alimento barato e nutritivo para lutar contra a fome da época.

Outra versão diz que uma dona de casa da comunidade autônoma de Navarra inventou o prato por acidente. A tal senhora teria preparado ovos batidos com batatas e cebola durante a visita de um general. O militar gostou tanto do prato que acabou difundindo-o entre seus pares e, então, a tortilha acabou se popularizando.

Seja qual for a versão correta, fato é que a receita foi um sucesso. Apesar da simplicidade em termos de ingredientes, não é tão fácil assim preparar a tortilha perfeita. O importante é conseguir desgrudá-la da frigideira e girá-la.

Uma dica é usar uma frigideira antiaderente pequena, com cerca de 25 centímetros de diâmetro, e se possível, aquecê-la sobre uma chama a gás - essencial para formar as bordas da tortilha e impedir que elas quebrem, diz a revista de gastronomia Lucky Peach. Para virar a tortilha, é preciso adotar movimentos firmes e não hesitar.

Aprenda a receita clássica, com cebola*:

Ingredientes (para 4 pessoas)

Azeite de oliva

3 cebolas grandes, picadas

? kg de batata

Sal

6 ovos

Modo de preparo

Numa frigideira média, coloque bastante azeite e a cebola picada e deixe murchar. Retire e deixe escorrer sobre uma toalha de papel. Corte as batatas em pedaços pequenos e frite no mesmo azeite. Espalhe a batata com uma colher de pau para que fique toda coberta pelo azeite. Cubra a frigideira com uma tampa e deixe a batata bem abafada. Quando estiver macia, retire e escorra sobre uma toalha de papel.

Coloque a cebola e a batata numa tigela, misture e tempere com sal a gosto. Bata bem os ovos e misture com a batata e a cebola. Coloque azeite numa frigideira e aqueça bem. Despeje a mistura de batata, cebola e ovo na frigideira e cozinhe por alguns minutos, em fogo baixo, sacudindo a frigideira para não grudar.

Quando a parte inferior da omelete estiver firme e dourada, coloque um prato sobre a frigideira e vire a tortilha sobre ele. Então, deslize a tortilha, com a parte dourada para cima, de volta para a frigideira. Deixe dourar e sirva.

*Receita adaptada do livro A Cozinha Espanhola, de Marta Waldman

Toda semana, a coluna Pitadas traz receitas, curiosidades e segredos da culinária europeia, contados por Luisa Frey, jornalista aspirante a mestre-cuca.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos