Apple anuncia iPhone 7 à prova d'água

Empresa apresenta fones de ouvido sem fio para acompanhar lançamento da nova versão do smartphone, que virá sem saída de áudio. "Pokémon Go" chega ao Apple Watch, assim como primeiro jogo do Mario para iPhone e iPad.

Em mais um de seus famosos eventos para lançamentos de produtos, a Apple apresentou nesta quarta-feira (07/09) as novas versões do iPhone, além de anunciar novidades para o relógio inteligente Apple Watch e o primeiro jogo oficial do personagem Mario, da Nintendo, para celulares.

Uma das novidades nos novos smartphones da companhia, chamados iPhone 7 e iPhone 7 Plus, é que eles passaram a ser à prova d'água, seguindo a tendência de alguns dos maiores concorrentes da Apple - incluindo a Samsung - que já haviam lançado celulares com a proteção.

A empresa também anunciou o fim da tradicional saída para fones de ouvido. A partir de agora, o acessório será conectado pela porta Lightning, a mesma usada para o carregador de bateria. Os novos fones virão com o celular, bem como um adaptador para quem preferir usar os acessórios antigos.

"Não faria sentido manter a saída de áudio analógica, que é grande e obsoleta. O espaço no corpo de um iPhone é muito precioso", disse Phill Schiller, vice-presidente sênior de marketing da empresa.

No fundo, a aposta da Apple é num "futuro wireless". Para tanto, criou um modelo de auriculares sem fio, chamados Air Pods, com bateria que dura até cinco horas. O novo acessório será vendido separadamente a partir do fim de outubro nos Estados Unidos, ao preço de 159 dólares.

Ao se livrar da saída de áudio de 3,5 milímetros, a Apple tornou o novo iPhone mais fino, aumentou a vida útil da bateria e adicionou outras melhorias, como alto-falante estéreo e uma câmera mais nítida. "É o melhor iPhone que já criamos", anunciou o presidente-executivo da empresa, Tim Cook.

Outra novidade, que virá apenas no iPhone 7 Plus, é a combinação de duas câmeras na parte traseira do aparelho - sendo uma delas com lente teleobjetiva, especial para objetos distantes.

Os celulares, que começam a ser vendidos ainda neste mês, terão preço inicial de 649 dólares, para o iPhone 7, e 769 dólares, para o iPhone 7 Plus, nos Estados Unidos.

Apple Watch

O novo Apple Watch, chamado Watch Series 2, também será à prova d'água - podendo ser usado em profundidades de até 50 metros - e contará com um GPS integrado, uma das principais demandas dos usuários. A versão inclui ainda tela de alta resolução.

Uma das novidades apresentadas é um aplicativo para situações de emergência, em que é possível chamar a polícia e enviar sua localização a contatos predefinidos ao pressionar um botão.

A chegada do popular jogo "Pokémon Go" ao relógio inteligente da Apple foi um dos anúncios mais aplaudidos no auditório Bill Graham, em San Francisco. O game não será completo, já que o usuário ainda precisará do celular pra jogar, mas algumas atividades poderão ser realizadas só com o relógio.

O preço do modelo original foi reduzido para 270 dólares, enquanto o Series 2 será vendido ao preço inicial de 370 dólares, a partir de 16 de setembro.

Mario no celular

Além dos executivos da Apple, também subiu ao palco um convidado especial, o criador do famoso personagem Mario, Shigeru Miyamoto. O designer de jogos anunciou o lançamento do primeiro game oficial do encanador da Nintendo para dispositivos móveis.

O jogo, chamado Super Mario Run, será parecido com o clássico Super Mario World e deve estar disponível para download em iPhones e iPads até o final do ano, mas o preço não foi divulgado. Após o lançamento para iOS, o game deve ser disponibilizado também para celulares Android.

EK/ap/afp/dpa/rtr/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos