Reino Unido anuncia muro para barrar migrantes em Calais

Construção de barreira de quatro metros de altura no norte da França faz parte de pacote de segurança firmado entre Londres e Paris. Cidade francesa abriga milhares de migrantes que esperam cruzar o Canal da Mancha.

O Reino Unido afirmou nesta quarta-feira (07/09) que terá início neste mês a construção de um muro ao longo da estrada de acesso ao porto de Calais, no norte da França, para impedir que migrantes atravessem o Canal da Mancha.

A barreira de concreto deve ter quatro metros de altura e ser erguida em ambos os lados de um trecho da estrada com um quilômetro de extensão. A medida faz parte de um pacote de segurança de 23 milhões de dólares acordado entre Londres e Paris em março.

Segundo o ministro do Interior britânico, Robert Goodwill, a obra deve começar "em breve". "Nós fizemos a cerca e agora vamos erguer o muro", afirmou.

Milhares de migrantes que vivem no acampamento ilegal no norte da França, a maioria do Oriente Médio e do norte da África, tentam diariamente entrar em caminhões ou trens para atravessar o Canal da Mancha em direção ao Reino Unido. Muitos vivem num acampamento improvisado e superlotado conhecido como "Selva de Calais".

Na semana passada, o ministro francês do Interior, Bernard Cazeneuve, prometeu remover completamente o acampamento. Apesar de repetidas promessas de ministros franceses de evacuar o local, a "Selva" ainda abriga em torno de 7 mil pessoas.

As autoridades já reforçaram a presença policial na região e instalaram cercas de arame farpado para impedir que os migrantes cheguem aos trens que trafegam no Eurotúnel, ao porto e à estrada.

Em desespero, migrantes tentam formas cada vez mais perigosas de atravessar o Canal da Mancha. Segundo a ONG Albergue dos Migrantes, ao menos 11 pessoas morreram neste ano, sete deles nas ferrovias.

Nesta segunda-feira, caminhoneiros, agricultores e empresários locais bloquearam uma importante rodovia na região de Calais, em protesto contra as tentativas dos migrantes de se esconderem nos caminhões para atravessar o Canal da Mancha.

KG/ap/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos