Odair Santos conquista primeira medalha do Brasil na Paralimpíada

Atleta fica com a prata na prova dos 5 mil metros rasos T11, exclusiva para deficientes visuais. Brasileiro, que acumula oito medalhas olímpicas, foi ultrapassado por queniano nos momentos finais.

O brasileiro Odair Santos conquistou a primeira medalha brasileira nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (08/09).

O atleta garantiu a medalha de prata na prova dos 5 mil metros rasos T11, exclusiva para deficientes visuais, com o tempo de 15min17seg55.

Odair chegou a liderar a prova, mas foi ultrapassado nos últimos momentos pelo queniano Samwel Mushai Kimani, que terminou a prova com o tempo de 15min16seg11. O bronze ficou com o queniano Wilson Bii, que fechou a prova com o tempo de 15min22seg96.

Essa é a oitava medalha alcançada por Odair em Jogos Paralímpicos, sendo quatro de prata e quatro de bronze.

A 15ª Paralimpíada começou nesta quarta-feira com mais de 1,5 milhão de ingressos vendidos. Os mais de quatro mil esportistas competem em 528 provas de 23 modalidades esportivas.

A expectativa do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é de que os brasileiros conquistem a quinta colocação no quadro geral de medalhas. O Brasil tem sua maior delegação na história dos Jogos Paralímpicos e, pela primeira vez, está representado em todas as modalidades.

KG/ABr/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos