Ricardo Costa conquista primeiro ouro do Brasil nas Paralimpíadas

Brasileiro vence na categoria T11 do salto em distância, para deficientes visuais. Recordista mundial Lex Gilette leva a prata.

O brasileiro Ricardo Costa de Oliveira conquistou nesta quinta-feira (08/09) a primeira medalha de ouro do país nos Jogos Paralímpicos do Rio, na categoria T11 do salto em distância, destinada a atletas totalmente cegos.

Ricardo, de 34 anos, venceu no último salto, quando alcançou a marca de 6 metros e 52 centímetros. O americano Lex Gillete saltou 6 metros e 44 centímetros e levou a prata. O bronze ficou com ucraniano Ruslan Katyshev, que atingiu 6 metros e 20 centímetros. O recorde mundial é de 6 metros e 73 centímetros, conquistado por Gilette em 2014.

A irmã de Ricardo, Silvânia Costa, conquistou o ouro na categoria T11 do salto em distância no Campeonato Mundial de Doha no ano passado. Recordista mundial, ela também compete nesta edição dos Jogos Paralímpicos, nesta sexta-feira. Os dois perderam a visão devido à Doença de Stargardt.

Esta é a primeira Paralimpíada de Ricardo, que também nunca havia subido ao pódio numa competição internacional.

Neste primeiro dia de Jogos, o Brasil também conquistou uma medalha de prata - com Odair Santos, nos 5 mil metros rasos T11 - e outra de bronze - com Caio Vinícius Pereira, no arremesso de peso F12.

LPF/abr/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos