Drama de vingança filipino vence Festival de Cinema de Veneza

Produção de quase quatro horas em preto-e-branco das Filipinas recebe Leão de Ouro. Troféu de direção é dividido entre russo e mexicano. Prêmio Marcello Mastroianni, para melhores atores estreantes, vai para alemã.

A produção filipina Ang Babaeng Humayo (A mulher que foi embora), de Lav Diaz, recebeu neste sábado (10/09) o Leão de Ouro como melhor filme da 73ª Mostra Internacional de Arte Cinematográfica de Veneza.

O drama de vingança de quase quatro horas de duração, em preto-e-branco, conta a história de uma mulher erroneamente condenada, que tenta recuperar a própria vida após cumprir pena de 30 anos de prisão. Cerca de 20 filmes concorreram este ano ao troféu máximo do festival de cinema mais antigo do mundo.

O Grande Prêmio do Júri ficou para o thriller Nocturnal animals, dirigido pelo também estilista Tom Ford. O de Melhor Diretor foi dividido entre o russo Andrei Konchalovsky, com o drama do Holocausto Rai (Paraíso), e o mexicano Amat Escalante, por La región salvaje.

O argentino Oscar Martínez, como um cínico Nobel da Literatura na tragicomédia El ciudadano ilustre, e a americana Emma Stone, como atriz aspirante apaixonada no musical La La Land, foram designados melhor ator e melhor atriz do festival, respectivamente.

Ao ator português Nuno Lopes coube o prêmio especial Orizzonti, por sua atuação no drama de boxeador situado nos bairros pobres de Lisboa São Jorge, dirigido por Marco Martins e coprotagonizado pela brasileira Mariana Nunes.

A alemã Paula Beer ficou com o Prêmio Marcello Mastroianni, de melhor atriz ou ator estreante, por sua atuação em Frantz, de Francois Ozon. Segundo o júri internacional encabeçado pelo diretor britânico Sam Mendes, ela mereceu a distinção por seu retrato discreto e sutil de uma mulher que encontra um soldado francês durante o luto por seu noivo na Primeira Guerra Mundial.

AV/rtr,afp,dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos