Cameron renuncia ao cargo de deputado

Ex-primeiro-ministro deixa vago assento no Parlamento britânico correspondente ao distrito de Witney. Ele alega não querer ser uma distração para o novo governo, liderado por sua sucessora, Theresa May.

O ex-primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, anunciou nesta segunda-feira (12/09) sua renúncia ao mandato de deputado na Câmara dos Comuns (câmara baixa do Parlamento) sob a alegação de não querer ser uma distração para o governo da primeira-ministra Theresa May.

Desta forma, Cameron deixa vago o assento correspondente ao distrito de Witney, que ocupava desde 2001. A inesperada decisão desencadeará uma eleição extraordinária para o assento do ex-premiê no condado de Oxfordshire, onde está localizada Witney.

"Do meu ponto de vista, com a política atual, com as circunstâncias da minha renúncia ao cargo de primeiro-ministro, não é possível ser um deputado eficaz como ex-premiê", disse Cameron numa entrevista à mídia britânica. "Acho que tudo que eu fizer será uma grande distração e um grande desvio do que o governo precisa fazer pelo país", referindo-se às "importantes decisões" que sua sucessora enfrentará nos próximos meses.

Cameron deixa o Parlamento britânico dois meses após ter deixado a chefia do governo, em julho. O conservador, de 49 anos, havia renunciado ao cargo de primeiro-ministro em junho, horas após a divulgação do resultado do referendo em que a maioria votou pelo Brexit - saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Na época, ele disse que planejava permanecer no Parlamento, embora não fosse mais ter um papel de liderança dentro do Partido Conservador. Também na função de líder da legenda Cameron foi substituído por May.

Ele havia conquistado a reeleição ao cargo de primeiro-ministro em 2015, mas a permanência no cargo se tornou insustentável depois do referendo de 23 de junho. Cameron não comunicou quais são seus planos para o futuro.

PV/efe/lusa/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos