Para pesquisador, mamografia preventiva tem mais riscos que benefícios

Este Futurando também fala sobre como a profissão de médico radiologista vai mudar por causa da tecnologia. Tem ainda uma expedição a um arquipélago em Mianmar.

De dois em dois anos, as mulheres são recomendadas a fazer mamografia preventiva para detectar principalmente câncer de mama. O exame, no entanto, estatisticamente pode não ser tão eficaz quanto parece. Pesquisas mostram que os números são maquiados para dar destaque só às vantagens e esconder os riscos. Entre eles, o de acabar tendo um diagnóstico falso positivo.

O Futurando também traz uma reportagem sobre uma profissão prestes a sofrer mudanças por causa do avanço da tecnologia. É a de médico radiologista. Profissionais dessa área, pelo menos na Suíça, vão ter que aprender a lidar com computadores capazes de dar diagnósticos muito mais rápido do que eles.

Entre os assuntos do programa está ainda a possibilidade de, um dia, podermos apagar uma lembrança ruim. No cinema, isso já foi possível. Na vida real, o dia em que vamos nos livrar de traumas ou más recordações parece estar cada vez mais perto.

Para quem tem curiosidade sobre pré-história, o Futurando vai mostrar o que arqueólogos descobriram a partir de uma máscara do período neolítico. Ao analisar o fragmento de barro dessa época, eles conseguiram obter informações sobre o estilo de vida de uma comunidade que viveu no sul da Alemanha seis milênios atrás.

Desembarcamos também na paisagem paradisíaca de Mianmar, onde cientistas de uma organização internacional passaram onze dias em busca de recifes de coral intactos. Eles esperavam encontrar uma natureza limpa e saudável. Mas a história foi bem outra. Fique ligado no Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido no Brasil pelo Futura às segundas-feiras, às 21h30 com reprise sexta e domingo; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todos os sábados às 12h, com reprise aos domingos às 15h30; pela TV Cultura aos domingos às 23h30; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos