Hillary afirma que retórica de Trump beneficia terroristas

Após ataques em Nova York e Nova Jersey, candidata democrata destaca a própria experiência no combate ao terrorismo e afirma que, com discurso anti-islâmico, rival republicano ajuda extremistas.

Após ataques a bomba em Nova York e Nova Jersey, a candidata democrata à presidência dos EUA, Hillary Clinton, afirmou nesta segunda-feira (19/09) ser a mais qualificada para combater o terrorismo no país.

"Sou a única candidata na corrida que esteve envolvida em decisões difíceis para retirar terroristas do campo de batalha. Eu sei como fazer isso", destacou Hillary, em uma coletiva de imprensa.

A democrata afirmou que a ameaça ao país é real, ressaltando sua determinação em combatê-la. A candidata acusou ainda seu adversário republicano, Donald Trump, de ajudar extremistas a angariar militantes com seu discurso anti-islâmico.

Em resposta à insistência de Trump em afirmar que há uma ligação entre terrorismo e migração e à promessa do magnata de fechar as fronteiras do país, Hillary pediu que os eleitores não se distraíssem com a retórica do adversário.

"Estamos indo atrás dos vilões e vamos pegá-los, mas não vamos perseguir uma religião inteira", ressaltou a democrata.

"Acima de tudo, quero dizer aos americanos que sejamos vigilantes, não tenhamos medo. Enfrentamos ameaças no passado. Sei que enfrentaremos este novo perigo com a mesma coragem e a mesma prudência. Escolhemos a determinação, não o medo", declarou Hillary e insistiu na necessidade de um trabalho em conjunto com aliados na luta contra o terrorismo.

Um dos pontos-chave da campanha de Hillary é sua experiência em política externa. A candidata foi secretária de Estado durante o governo de Obama entre 2009 e 2013. Na corrida eleitoral, ela cita com frequência seu papel na captura e morte de Osama Bin Laden, em 2011.

CN/lusa/ap

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos