Topo

UE estuda presentear jovens de 18 anos com passe de trem

Trem cruza bela paisagem na Europa durante trajeto entre Paris e Moscou - Divulgação/TT Operadora
Trem cruza bela paisagem na Europa durante trajeto entre Paris e Moscou Imagem: Divulgação/TT Operadora

27/10/2016 23h05

Está em pauta no Parlamento Europeu uma proposta inusitada de oferecer gratuitamente a todos os cidadãos europeus, ao completarem 18 anos de idade, um passe InterRail de viagens. Com o bilhete único, é permitido viajar de trem por quase todos os países da Europa por um certo período.

Segundo o jornal alemão Die Welt, a proposta – apresentada e discutida em plenário no último dia 4 de outubro – foi acolhida pelo Parlamento Europeu na quarta-feira (26). Esse é apenas o primeiro passo. Para se tornar realidade, os eurodeputados ainda precisam aprovar a moção.

A ideia por trás do programa, de acordo com o texto, é permitir que o jovem europeu conheça seu continente, além de incentivar o transporte ferroviário, de baixas emissões de gases de efeito estufa. A proposta, porém, ainda não especificou qual será a duração do bilhete, que pode ser de até 30 dias.

Devido à aprovação da saída do Reino Unido da União Europeia (UE), bem como a criticada gestão da crise migratória, "a Europa está sob pressão" e precisa de uma nova "energia", disse o líder do grupo do Partido Popular Europeu, Manfred Weber, ao defender a proposta no início do mês. "As pessoas ao redor da Europa precisam descobrir os países vizinhos e conviver amigavelmente com seus cidadãos. Queremos investir para que todos os jovens vivenciem o continente", disse Weber.

De acordo com o jornal belga De Standaard, o custo do programa pode chegar a 1,9 bilhão de euros, mas o valor não precisa sair inteiramente do bolso da Europa, alegou o deputado alemão. Segundo Weber, o programa pode ser financiado em cooperação com empresas ferroviárias.

Lançado em 1972, o passe InterRail é válido em 30 países, sendo 23 Estados-membros da UE, além da Noruega, Montenegro, Macedônia, Bósnia, Sérvia, Turquia e Suíça. Para jovens, o custo vai de 200 a 479 euros, na segunda classe, variando de acordo com o tempo de duração do bilhete.