Cientistas descobrem superterra

Planeta está localizado a cerca de 40 anos luz da Terra na constelação de Cetus. Entre os 30 exoplanetas já descobertos, LHS 1140b é o que apresenta as melhores condições para a existência da vida.Cientistas descobriram uma superterra com potencial para abrigar vida, revelou um estudo publicado nesta quarta-feira (19/04) na revista Nature. O planeta rochoso fica próximo a estrela anã vermelha e está localizado a cerca de 40 anos luz da Terra, uma distância que permite um estudo mais detalhado sobre sua composição. O planeta foi chamado de LHS 1140b e orbita em torno de uma estrela menor do que o Sol e menos luminosa. A distância da superterra de sua estrela possibilita que a temperatura não seja nem tão quente, mas nem tão fria. Essa condição seria ideal para a presença de água em estado líquido, um elemento básico para a existência de vida. "Este é o exoplaneta mais interessante que descobri nas últimas décadas. Observações futuras poderão permitir a comprovação, pela primeira vez, de uma atmosfera de um planeta potencialmente habitável. Planejamos procurar por água e moléculas de oxigênio", afirmou o principal autor do estudo, Jason Dittman, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica. Cientistas já descobriram até o momento 30 exoplanetas deste tipo, porém, o LHS 1140b é o que possui as melhores condições para a existência de vida. A superterra faz parte da constelação de Cetus. Maior, mas nem tanto Superterras são planetas rochosos, maiores que a Terra, porém não tão grandes e pesados como os gigantes gasosos do Sistema Solar. O LHS 1140b possui um diâmetro de 18 mil quilômetros e quase sete vezes mais massa do que a Terra. Ele orbita próximo a sua estrela, que é cinco vezes menor do que o Sol, e completa o giro em torno dela em 25 dias. O LHS 1140b foi descoberto graças à rede de telescópios MEarth-South, dedicada a buscar exoplanetas. Telescópios, em fase de construção, poderão ajudar os pesquisadores, no futuro, a desvendar os mistérios sobre a composição da atmosfera da superterra. "A existência de água ou não dependerá da composição atmosférica do planeta e de outros fatores, como a presença de campos magnéticos", destacou o coautor da pesquisa Felipe Murgas, do Instituto de Astrofísica das Canárias. Os cientistas acreditam que o LHS 1140b surgiu de maneira semelhante que a Terra e calculam que ele possui ao menos 5 bilhões de anos, a mesma idade do Sol. O primeiro exoplaneta foi descoberto em 1995, graças ao telescópio Kepler. Desde então, astrônomos já classificaram mais de 3,6 mil deles e 52 potencialmente habitáveis. CN/dpa/efe/afp/ap