Topo

Alemanha detém suspeito de envenenar comida para bebê

30/09/2017 07h02

Homem de 55 anos havia exigido mais de 10 milhões de euros para não colocar alimentos envenenados em prateleiras de supermercados e farmácias do país.A polícia alemã afirmou neste sábado (30/09) que prendeu um homem de 55 anos suspeito de ter envenenado potes de comida para bebês e de ter ameaçado contaminar produtos em diferentes supermercados e drogarias do país caso não recebesse milhões de euros.

Em um comunicado conjunto, a polícia de Constança e a promotoria de Ravensburg, cidades localizadas no sul da Alemanha, disseram que as suspeitas sobre o homem, de nacionalidade alemã e detido na tarde desta sexta-feira em Tübingen, próximo a Stuttgart, foram reforçadas.

As forças de segurança chegaram até ele graças a pistas dadas pelos cidadãos, depois que as autoridades tornaram público a chantagem na quinta-feira passada e divulgaram a imagem do suspeito que havia sido captada pelas câmeras de segurança de um supermercado.

Após o alerta ser dado, mais de 650 pessoas entraram em contato com a polícia, que advertiu da gravidade do caso e apontou que levava a ameaça "muito a sério".

O suspeito enviou supostamente mensagens de chantagem às principais redes de supermercados e drogarias alemãs advertindo que se não lhe pagassem mais de 10 milhões de euros colocaria em filiais de todo o país produtos envenenados.

Para demonstrar a seriedade de sua ameaça, o homem havia colocado cinco vidros de mingau para bebê em mercados da cidade de Friedrichshafen, no sul da Alemanha. Ele mesmo avisou a polícia, que pôde recolher os vidros.

O produto usado para contaminar os alimentos foi etilenoglicol, um composto químico amplamente utilizado como anticongelante automotivo. Em temperatura ambiente, o etilenoglicol é um líquido incolor e inodoro. Ele ataca o sistema nervoso, o coração e os rins. O consumo em grande quantidade pode ser fatal.

FC/efe/dpa/afp