Topo

Forte tempestade atinge norte da Alemanha

05/10/2017 14h50

Chuvas destroem árvores e propriedades e interrompem serviços de transporte, de voos a trens, em vários estados do país. Berlim também entra em alerta. Ao menos seis pessoas morrem em consequência do vendaval.O norte da Alemanha foi atingido nesta quinta-feira (05/10) por uma forte tempestade, deixando vários estados em alerta. Segundo autoridades, ao menos seis pessoas morreram em consequência das chuvas, que devastaram árvores e construções e interromperem serviços de transporte.

Alertas de uma tempestade na categoria 3 – em uma escala que vai até 4 – foram emitidos em grande parte do norte e nordeste da Alemanha. O fenômeno vem sendo chamado de Xavier.

A polícia em Hamburgo informou que uma mulher morreu quando uma árvore caiu sobre seu carro, e que socorristas levaram outra mulher ao hospital com lesões graves.

Em rede social, o corpo de bombeiros da cidade alertou para que os moradores ficassem em casa ou se abrigassem em áreas protegidas. Somente nesta quinta-feira, o órgão disse ter respondido a mais de 800 chamadas relacionadas à tempestade.

No estado de Mecklemburgo-Pomerânia Ocidental, um motorista de caminhão foi morto por uma árvore que despencou em uma rodovia, informou a polícia local à agência de notícias alemã DPA.

Em Gransee, no estado de Brandemburgo, um galho voou sobre um para-brisa e matou outro homem. Na mesma região, uma mulher foi morta após seu carro ser atingido por uma árvore, informou a polícia em Potsdam. Outras duas mortes ocorreram no mesmo estado, em circunstâncias semelhantes

Perto da cidade de Bremen, uma mulher está internada em estado crítico, com lesões graves na cabeça, após ser atingida também por uma árvore.

A capital alemã também foi fortemente atingida pela tempestade. Os bombeiros em Berlim informaram ter recebido 50 chamadas de emergência em apenas meia hora. Segundo um porta-voz do órgão, as ameaças à vida humana seriam priorizadas em relação aos danos em propriedades.

Os dois zoológicos da cidade fecharam suas portas, informando, em comunicado, que seus animais estavam "recuados na segurança de seus recintos". Serviços de transporte também foram interrompidos na capital, incluindo várias linhas do trem urbano, chamado S-Bahn.

A Xavier ainda afetou a operação dos aeroportos Schönefeld e Tegel, em Berlim, que interromperam temporariamente seus voos, causando atrasos. Passageiros em aeronaves que já haviam pousado tiveram de permanecer a bordo por razões de segurança. Nos aeroportos de Bremen e Hannover, vários voos internacionais foram cancelados.

A Deutsche Bahn, companhia que opera o serviço ferroviário na Alemanha, interrompeu suas operações em vários estados, incluindo o cancelamento de vários trens de longa distância que partiam e chegariam a Berlim, por conta de árvores e outras interrupções nos trilhos.

Na cidade de Wilhelmshaven, um guindaste de mil toneladas foi destruído durante a tempestade, segundo informou um porta-voz da autoridade portuária local, acrescentando que ninguém ficou ferido no incidente.

EK/dpa/afp/rtr/ots