FBI desmantela complô terrorista em Nova York

Documentos divulgados por tribunal apontam que trio de simpatizantes do Estado Islâmico planejou atacar alvos em 2016.Um complô jihadista contra diversos alvos em Nova York foi desmantelado no ano passado pelo FBI, a polícia federal americana. O caso foi revelado nesta semana após um tribunal federal da cidade decretar o fim do sigilo de um processo contra três simpatizantes do Estado Islâmico.

Um dos membros do tio foi preso em maio de 2016 após discutir por meio de aplicativos de mensagens atacar alvos que incluíam a Times Square e estações de metrô de Nova York. Segundo o jornal The Guardian, um agente do FBI conseguiu se inflitrar no grupo e tomou conhecimento dos planos.

O primeiro membro preso foi um canadense de 19 anos chamado Abdulrahman El Bahnasawy. Ele foi detido nos EUA já confessou que planejou os atentados. Outro membro era um cidadão americano, identificado como Talha Haroon, que vive no Paquistão e foi preso em setembro de 2016. O último é Russell Salic, um cirurgião de 37 anos que mora nas Filipinas e foi preso em abril de 2017.

As acusações contra o trio foram apresentadas na última sexta-feira (06/10). Harron e Salic estão presos no exterior e ainda aguardam serem extraditados para os EUA. Se condenados, os três homens podem enfrentar sentenças de prisão perpétua.

Segundo os promotores do caso, El Bahnasawy comprou materiais para fabricação de bombas e arranjou um local perto da cidade de Nova York para organizar ataques. Eles disseram ainda que Haroon planejou viajar do Paquistão para ajudar El Bahnasawy a realizar os ataques e que Salic ajudou a financiar a operação.

De acordo com a investigação, o plano do trio era "matar o maior número de pessoas possível", tomando como modelo o atentado da casa de shows Bataclan, que ocorreu em Paris em 2015.



JPS/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos