Ministros do euro se despedem de Schäuble

Colegas de pasta elogiam trabalho de ministro das Finanças alemão na Europa. Depois de oito anos, Schäuble, que foi criticado por defesa de política de austeridade, deixa cargo para assumir presidência do Bundestag.Os ministros das Finanças da zona do euro se despediram nesta segunda-feira (09/10) do ministro alemão Wolfgang Schäuble, que deixa o cargo para assumir a presidência do Parlamento alemão.

"Sentiremos sua falta. Ele foi um colega fantástico para todos nós. Dava conselhos, solicitados ou não", afirmou o presidente do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, na última reunião de ministros do bloco.

Desde 2009, Schäuble, de 75 anos, esteve à frente do Ministério das Finanças da Alemanha, e a reunião mensal com os 18 colegas da zona do euro era um compromisso sagrado para o alemão.

Schäuble participou de importantes decisões europeias neste período, principalmente durante a crise na Grécia, e foi bastante criticado por defender uma dura política de austeridade.

Na despedida, Schäuble foi elogiado por diversos colegas de pasta. "Ele teve um papel fundamental no desenvolvimento da comunidade europeia", ressaltou o ministro das Finanças francês, Bruno Le Maire.

Em sua última reunião, Schäuble afirmou que, diante do bom desempenho econômico dos países de moeda única, neste momento, os ministros precisam concentrar os esforços para uma estabilização sustentável do euro.

"Portugal é a prova que nossa política de estabilização do euro está correta", defendeu Schäuble. "Isso também é uma boa conclusão depois de oito anos, dos quais não é fácil dizer adeus", acrescentou.

Schäuble deve ser eleito novo presidente do Bundestag no dia 24 de outubro. Ele é o membro mais antigo do Parlamento alemão – há 45 anos presente no plenário. Neste interim, o democrata liderou três ministérios. À frente da pasta das Finanças, Schäuble teve papel de destaque nas negociações de austeridade com países do Sul da Europa.

CN/dpa/rtr

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos