Alemanices: Peculiaridades das casas alemãs

Karina Gomes

Do sobrenome na porta às janelas basculantes, as residências alemãs têm muitas diferenças em relação às brasileiras. Aquecedores e isolamento são essenciais no inverno, e as varandas, um espaço importante no verão.O sobrenome de quem mora ali está na campainha. E, geralmente, a porta de casa é a saída direta para a rua. Muros e portões existem, mas não são regra. Os prédios não são altos, com exceção de grandes cidades. Os edifícios de moradia são baixos e há muitas casas geminadas. Dentro de uma casa alemã, também há várias peculiaridades. Os alemães têm todo o aparato necessário para deixar a casa quentinha e sem ruídos.

Aquecedores

Os aquecedores dentro de casa ficam ligados entre outubro e abril. Se já faz muito frio em setembro ou se as temperaturas ainda são baixas em maio, é possível ligar o equipamento esporadicamente para não gastar muito, já que o preço do aquecimento é bem alto.

É por causa dos aquecedores que casas e estabelecimento ficam quentinhos e acolhedores durante o inverno. A água é aquecida a gás no porão e passa pela tubulação do prédio ou da casa. O aquecedor é formado por vários canos paralelos por onde a água quente circula. O ar aquecido espanta o frio e deixa tudo mais aconchegante.

Os equipamentos são reguláveis, e os níveis de temperatura variam de um a cinco. O um e o dois são muitas vezes usados quando ninguém fica em casa, mas ainda assim os cômodos não ficam muito frios. Se a casa está bem gelada basta ligar o cinco para esquentar rápido, mas é preciso ficar atento para o ar não ficar muito seco.

Sempre que abrir a janela, a regra é desligar o aquecedor que, em geral, fica posicionado embaixo ou ao lado da janela. Casas modernas dispensam o aparelho e têm aquecimento no piso. Andar descalço não é problema.

Isolamento

Ninguém sofre com o frio dentro de casa. As janelas alemãs têm uma função basculante. Elas ficam meio abertas e permitem a ventilação. Os vidros são duplos ou triplos para manter a casa quente no inverno e fresca no verão. Essa função também serve para o isolamento acústico.

Em algumas casas antigas, há duas janelas, uma em frente da outra. Mesmo no frio, os alemães fazem questão de abrir a janela para permitir a ventilação e renovar o ar dentro de casa e evitar mofo.

As paredes na Alemanha são grossas. Na parte externa, elas são revestidas com isopor ou lã mineral. O isolamento também está presente no teto e no chão.

Keller

Os porões das casas e prédios na Alemanha são cômodos essenciais e têm várias utilidades. Além de ser o "quarto da bagunça", o chamado Keller pode ser uma área de serviço com máquina de lavar, secadora, varais e passadeira. Pode também funcionar como sala de ferramentas ou um espaço para guardar as bicicletas.

Alguns porões antigos são como um Bunker, usado nos tempos de guerra como proteção contra ataques. As paredes grossas são revestidas com cimento armado reforçado com aço. A porta, pesadíssima, também é revestida de concreto. Alguns moradores são mais criativos e transformam o Keller num pub particular, num estúdio de música ou numa academia.

Balkon

Outro espaço importante é a varanda. Para quem mora em apartamento, ter uma varanda ao ar livre é essencial. No Balkon, os moradores cultivam temperos, plantas e flores. É também o espaço para beber uma cerveja com os amigos e, durante o inverno, o local ideal para deixar as bebidas gelarem na temperatura ideal.

Na coluna Alemanices, publicada às sextas-feiras, Karina Gomes escreve crônicas sobre os hábitos alemães, com os quais ainda tenta se acostumar. A repórter da DW Brasil e DW África é mestre em direitos humanos e tem prêmios jornalísticos na área.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos