Adversário político de Putin é libertado

Maior voz de oposição ao Kremlin, Alexei Navalni deixa a prisão em Moscou após 20 dias detido por manifestação considerada ilegal pelo governo. Político continua com campanha, apesar de inabilitado para eleições de 2018.O político opositor Alexei Navalny, tido como o maior adversário político do presidente Vladimir Putin, foi libertado neste domingo (22/10) da prisão em Moscou onde cumpriu 20 dias de detenção por convocar reiteradamente manifestações contra o Kremlin sem autorização oficial.

Leia também: A socialite que quer desafiar Putin

O líder da oposição já cumpriu em 2017 três penas de prisão, de 15, 25 e 20 dias, devido à organização de manifestações não autorizadas contra o governo Putin.

"Saí. Em 20 dias li 20 livros (...) e bebi 80 litros de chá", escreveu Navalny na sua conta do Instagram.

O opositor foi detido na porta de sua casa no dia 29 de setembro quando se preparava para viajar de trem para um comício na cidade de Nizhni Novgorod.

Navalny, que assegurou após a libertação estar "preparado para o trabalho", continua com a campanha eleitoral apesar de estar inabilitado para as eleições presidenciais de março de 2018 por causa de seus antecedentes criminais.

Ele é considerado o único político que pode de fato concorrer com o presidente Vladimir Putin, e acusa o Kremlin de boicotar sua campanha ao impedi-lo de fazer comícios eleitorais em várias cidades do país.

Devido à sua detenção, o líder opositor não pôde comparecer ao protesto nacional que ele mesmo convocara para 7 de outubro, dia em que Putin completava 65 anos, mas se mostrou satisfeito com a manifestação - foram 36 atos legais e 26 não autorizados.

Segundo fontes opositoras, em todo o país foram detidas quase 300 pessoas naquele dia, número que a polícia estimou em 136. A maioria foi libertada horas depois, com os protestos já encerrados.

RPR/efe/rtr/os

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos