Polícia prende dois membros do ETA em Berlim

Um dos detidos é acusado na Espanha de participar de atentados e o outro é procurado na França por ser integrante de organização criminosa. Ambos são espanhóis.A polícia prendeu nesta sexta-feira (27/10) em Berlim dois integrantes do grupo separatista basco ETA, anunciou o ministro do Interior espanhol, Juan Ignacio Zoido. Havia mandatos de prisão europeus contra os dois espanhóis. Um era procurado pela Espanha e o outro pela França.



"A prisão é resultado de uma operação de busca. Um dos detidos é acusado de ter participado de atentados a bancos e instalações ferroviárias espanholas em 2007", afirmou a porta-voz da Procuradoria de Berlim, Silke Becker.

De acordo com Becker, o outro detido era procurado pela França, acusado de ser integrante de uma organização criminosa antes de 2007 e de planejar atentados em 2011 e 2012. Os homens presos têm 29 anos e 37 anos. Eles estariam com documentos falsificados.

A porta-voz informou ainda que eles permaneceram presos na Alemanha até serem entregues as autoridades espanholas e francesas. A procuradoria e a polícia não deram mais detalhes sobre o caso.

O ETA foi fundado em 1959, durante a ditadura de Francisco Franco, e tem como objetivo estabelecer um Estado basco independente, no norte da Espanha e no sul da França.

O grupo é considerado responsável pela morte de mais de 800 pessoas. O primeiro homicídio remonta a 1968, e os últimos ataques a março de 2010, na França, quando membros do grupo assassinaram um policial perto de Paris, e a julho de 2009, na Espanha, quando um carro-bomba matou dois policiais em Maiorca.

Nos últimos anos, centenas de membros da organização foram presos, e parte de suas armas, apreendida. Em 2011, o grupo declarou o fim da luta armada, em nome da independência do País Basco. A União Europeia considera o ETA uma organização terrorista.

CN/dpa/efe

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos