Topo

Braço robótico para colher pimentão

02/11/2017 06h26

Protótipo da Universidade Técnica de Munique está sendo testado. Confira os outros temas em destaque nesta edição do Futurando.Um dos destaques deste Futurando é um protótipo de robô coletor de pimentões feito por pesquisadores da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha. Como toda tecnologia em fase de testes, ainda é necessário tempo para avaliar a eficiência da máquina. Veja no programa como ela funciona.

Vamos mostrar também que a cada dia os cientistas se inspiram em uma nova planta para desenvolver equipamentos mais seguros. Não é de hoje que a engenharia aprende e copia a natureza. O nome disso é biônica.

Matemática, quem gosta? Não costuma ser a disciplina preferida dos alunos. Na Suíça, um professor inovou para conseguir ensinar fórmulas e ao mesmo tempo divertir os estudantes. Ele misturou matemática e música. O resultado você confere no Futurando.

Por falar em música tem ainda uma reportagem sobre um meio de transporte capaz de viajar na velocidade do som, ou seja, 1.200 km/h. O chamado "Hyperloop” ainda está em desenvolvimento. Os detalhes no Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.