Espanha decreta prisão de oito membros do governo catalão

Justiça acata pedido da procuradoria contra ex-vice-presidente e sete ex-conselheiros do governo destituído. Promotores pedem que seja enviada à Justiça belga ordem de prisão contra líder separatista Carles Puigdemont.Acatando pedido da Procuradoria Geral da Espanha, a Justiça do país expediu nesta quinta-feira (02/11) nesta quinta-feira uma ordem de prisão incondicional, sem fiança, contra oito ex-membros do governo destituído da Catalunha, incluindo o ex-vice-presidente Oriol Junqueras e sete ex-conselheiros.

A única exceção feita pela juíza Carmen Lamela, da Audiência Nacional, foi em relação ao ministro regional catalão Santi Vila, que poderá pagar uma fiança de 50 mil euros. Ele se demitiu do cargo poucas horas antes de o parlamento em Barcelona ser dissolvido pelo governo espanhol, na última sexta-feira.

Leia também: Líder separatista catalão desafia Justiça espanhola

Dos 14 membros do executivo regional da Catalunha acusados de rebelião, sublevação e outros delitos relacionados à declaração de independência, apenas nove se apresentaram na audiência nesta quinta-feira.

A procuradoria também pediu que a Justiça emita uma ordem europeia de prisão contra o ex-líder separatista catalão Carles Puigdemont e quatro ex-conselheiros do governo regional que o acompanham na Bélgica.

Nesta quinta-feira, Puigdemont se recusou a apresentar-se à Audiência Nacional, em Madri. A Procuradoria-Geral da Espanha pediu, então, que a Justiça emitisse uma Ordem Europeia de Detenção e Entrega (OEDE) contra Puigdemont e os quatro ex-conselheiros do Executivo catalão. Caso o pedido seja aceito pelo juiz, o ex-chefe do governo destituído da Catalunha pode ser preso e extraditado.

O ex-chefe do governo catalão disse que só retornaria à Espanha quando tivesse "garantias imediatas de um tratamento justo, com separação de poderes" e que só vai responder às convocações para depor "de acordo com os mecanismos que já estão previstos na União Europeia nestas circunstâncias".

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

LPF/rtr/efe/dpa

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos