Trump nomeia Jerome Powell para chefia do banco central dos EUA

Advogado de 64 anos já era membro da diretoria do Fed e foi descrito pelo presidente americano como "forte, comprometido e inteligente". Escolha ainda depende de aprovação do Senado.O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escolheu nesta quinta-feira (02/11) Jerome Powell para se tornar o novo chefe do Federal Reserve, o Fed, o banco central do país.

Caso a indicação seja confirmada pelo Senado, Powell, que já era membro da diretoria do banco desde 2012, vai substituir Janet Yellen quando o mandato de quatro anos dela terminar em fevereiro. Segundo o jornal New York Times, a indicação de Powell deve passar facilmente pelo Senado, que tem maioria republicana.

Powell é visto pelo mercado como um centrista mais favorável à agenda de desregulação promovida por Trump. Essa é a primeira vez desde o governo de Jimmy Carter (1977-1981) que um presidente americano não indica para um novo mandato um chefe do Fed que havia sido nomeado pelo antecessor – neste caso, Yellen. Ela foi indicada por Barack Obama em 2013 e assumiu o mandato em fevereiro de 2014.

A escolha do novo chefe ocorre em um momento delicado para a instituição, que vem aumentando gradualmente os juros após passar os últimos nove anos promovendo uma política de estimulo para recuperar a economia. Powell é favorável à continuidade do aumento gradual.

Com 64 anos e formado em Direito, Powell foi sócio do Carlyle Group, uma sociedade de investimentos. Ele também atuou como subsecretário do Tesouro americano durante o governo de George H. Bush, no início dos anos 1990.

Durante o anúncio oficial, Trump disse que Powell é "forte, comprometido e inteligente". O presidente afirmou ainda que a escolha do novo chefe "é mais um passo para restaurar as oportunidades econômicas ao povo americano".

JPS/rtr

__________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos