Ex-vice de Cristina Kirchner é preso por corrupção

Ex-ministro da Economia e ex-vice-presidente da Argentina, Amado Boudou é detido em Buenos Aires sob acusação de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro.O ex-vice-presidente da Argentina Amado Boudou foi detido nesta sexta-feira (03/11) em Buenos Aires acusado de ter praticado crimes de lavagem de dinheiro quando ocupou o cargo de ministro da Economia, entre 2009 e 2011, na primeira gestão de Cristina Kirchner.

Opinião: Cristina Kirchner retorna ao País das Maravilhas

Boudou foi vice-presidente no segundo governo Cristina Kirchner, entre 2011 e 2015. O empresário José María Nuñez Carmona, sócio e braço-direito de Boudou, também foi preso, acusados de três crimes de lavagem de dinheiro. Boudou foi detido por "associação ilícita no âmbito de enriquecimento".

Na semana passada, o procurador Jorge Di Lello fez um requerimento para que Boudou explicase uma série de inconsistências identificadas em seu patrimônio.

Segundo a Procuradoria argentina, "há provas suficientes para crer que [Boudou] enriqueceu seu patrimônio de forma injustificável", citou o jornal argentino "Clarín".

Enriquecimento ilícito

O juiz Ariel Lijo acatou a denúncia e considerou necessária a prisão de Boudou para que não prejudique as investigações.

Na decisão, Lijo ressaltou que as inconsistências no patrimônio do ex-ministro e vice-presidente de Kirchner são variadas e que foram adotados vários métodos para esconder a origem dos fundos enquanto ocupava funções públicas.

O ex-vice-presidente argentino foi preso em seu domicílio no bairro de Porto Madero por agentes da Prefeitura Naval Argentina, força de segurança do país.

Em abril, a ex-presidente da Argentina Christina Kirchner foi formalmente acusada de lavagem de dinheiro e de administrar uma associação criminosa relacionada a transações imobiliárias.

KG/efe/dpa/ots

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos