Alemanices: Na Alemanha, caminhada é assunto sério

Karina Gomes

Regras definem como a tradicional "Wanderung" alemã, praticada em trilhas em florestas e montanhas, se diferencia de um simples passeio. Atividade está ligada à busca de vida saudável em contato profundo com a natureza.Uma atividade física para renovar a alma em meio à natureza e explorar o novo. É assim que se define a tradicional Wanderung, caminhada em alemão, que nada tem a ver com um simples passeio.

Leia mais: Self-service de flores na Alemanha

Wandern ("caminhar") na Alemanha significa andar mais ou menos 13 quilômetros a pé por pelo menos duas horas. Os passos devem manter uma velocidade de cerca de 5 km/h em meio a florestas e montanhas.

A caminhada alemã segue a premissa do poeta italiano Francesco Petrarca, que em 1336 escreveu sobre a curiosidade de ver o mundo com os próprios olhos. A necessidade de, no passado, se caminhar para executar atividades econômicas, guerras, transporte e peregrinações, ganhou contornos de uma experiência estética com o alpinismo no século 19 e o desenvolvimento do turismo.

Já em 1883 foi criada a Associação Alemã dos Praticantes de Caminhada (DWV), na cidade de Fulda, que hoje conta com cerca de 60 associações regionais e mais de 600 mil membros. Wandern é, definitivamente, uma das atividades ao ar livre preferidas dos alemães.

É claro que não faltam regras para diferenciar um simples passeio (Spaziergang) da verdadeira Wanderung. Segundo a DWV, o passeio dura em média 1 hora e 22 minutos, e a caminhada em trilhas, 2 horas e 39 minutos. E, obviamente, é preciso planejar cada detalhe: equipamentos e roupas apropriados, líquidos e algo para comer, e a rota a ser seguida.

Para isso, a Alemanha dispõe de 200 mil quilômetros de trilhas, e muitas fazem parte de rotas de trilhas europeias famosas. O costume é tão popular que ganhou um dia anual de comemoração, o Wandertag, celebrado em agosto. A Rota Romântica, na Floresta Negra, é uma das regiões preferidas para caminhadas na Europa.

A palavra wandern ganha novos contornos dependendo do foco da atividade: Wasserwandern (praticar canoagem, por exemplo), Wanderreiten (cavalgar) e Radwandern (praticar ciclismo). O importante é que a finalidade seja buscar uma vida saudável em profunda conexão com a natureza.

Na coluna Alemanices, publicada às sextas-feiras, Karina Gomes escreve crônicas sobre os hábitos alemães, com os quais ainda tenta se acostumar. A repórter da DW Brasil e DW África tem prêmios jornalísticos na área de sustentabilidade e é mestre em Direitos Humanos.

__________________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos