Alemanha tem melhor reputação do mundo, diz estudo

Em relatório anual sobre imagem dos países, Alemanha pontua bem em todas as categorias e destrona os EUA da liderança. Popularidade do país melhora em quase todo o mundo, menos entre vizinhos e a própria população.A Alemanha ostenta a melhor reputação em todo o mundo, de acordo com um estudo divulgado nesta quinta-feira (16/11) pelo instituto alemão de pesquisa de mercado GfK e pelo assessor político britânico Simon Anholt. Os Estados Unidos foram destronados do topo do ranking e despencaram para a sexta colocação na edição de 2017.

Pela primeira vez desde o início do estudo em 2005, a França foi considerada internacionalmente como o segundo país mais popular. O Reino Unido permanece estável em terceiro lugar, depois de ter sua imagem severamente manchada pela votação do Brexit no ano passado. Canadá e Japão compartilham a quarta colocação.

O intitulado Índice Anholt-GfK de Nações determina anualmente como 50 países são notados mundialmente. Para determinar a popularidade de cada Estado são analisadas as categorias de exportações, governo, cultura, população, turismo e imigração/investimento.



Em 2017, a Alemanha pontuou muito bem em todas as áreas. O país figura no top 5 nas categorias exportações e imigração/investimento. A pior colocação alemã foi registrada no turismo, onde ocupou a 10ª colocação. Além disso, o país recebeu notas boas para "cidades vibrantes" e "edifícios históricos" no ranking de turismo, mas não foi tão bem no quesito "paisagens naturais".

A imagem da Alemanha melhorou especialmente na China, mas também na Rússia, Itália, África do Sul, Argentina, Turquia e nos EUA. Em contrapartida, a Alemanha foi classificada de forma menos positiva pelos vizinhos europeus França e Polônia, o Brasil e por sua própria população.

Especialmente no quesito governo os alemães não distribuíram notas extraordinárias. Em sua autoavaliação, o povo alemão colocou o país em quinto lugar, atrás de Noruega, Dinamarca, Suíça e a primeira colocada Suécia.

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Sigmar Gabriel, mostrou-se satisfeito com o resultado do estudo. "A imagem da Alemanha não se baseia unicamente em nosso poder econômico. O mundo nos julga muito capazes e nos dá bastante confiança.", afirmou.

De todos os países pesquisados, somente os EUA registraram uma queda na pontuação total em 2017. No entanto, os americanos seguem entre os cinco melhores países em três categorias: cultura (2º), exportações (2º) e imigração/investimento (5º). No quesito governo, no entanto, houve uma queda de 19º para 23º lugar.

Essa perda de popularidade dos Estados Unidos remete ao "efeito Trump", segundo Anholt. O estopim foi provavelmente a mensagem política "America First" do presidente americano. Os alemães, em particular, olham para os EUA com um olhar muito mais crítico do que antes, de acordo com o relatório.

PV/afp/dpa

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos