Topo

Merkel e partidos ainda sem resposta sobre coalizão

17/11/2017 02h08

Chanceler federal alemã busca aliança inédita entre conservadores, liberais e verdes para abrir caminho para formação de governo. Em meio a divergências entre as legendas, conversas serão retomadas nesta sexta-feira.A resposta sobre o futuro da política alemã só deve ser conhecida mais tarde nesta sexta-feira (17/11), quando serão retomadas as conversas prévias entre conservadores, liberais e verdes, que decidem se realmente vão entrar em negociações formais para montar o próximo gabinete de governo.

Esperava-se uma decisão sobre a possibilidade ou não de uma coalizão ainda na madrugada desta sexta-feira, prazo fixado como limite pela chanceler federal Angela Merkel para que fossem encerradas as sondagens entre os partidos – precursoras das negociações formais.

No entanto, depois de as discussões em Berlim terem entrado a madrugada, os negociadores anunciaram que as conversas seriam retomadas apenas ao meio-dia desta sexta-feira (horário local), dadas algumas divergências entre os partidos.

Merkel está tentando fechar uma aliança improvável de sua legenda, a União Democrata Cristã (CDU), e do seu partido-irmão na Baviera, a União Social Cristã (CSU), com o Partido Liberal Democrático (FDP) e o Partido Verde para abrir caminho para o seu quarto mandato.

Tal coalizão, nunca testada a nível nacional, é a saída para Merkel depois de o Partido Social-Democrata (SPD) ter anunciado que não continuaria apoiando a chanceler federal e voltaria à oposição. A decisão veio após as eleições de 24 de setembro, que deram vitória à CDU.

A aliança com os liberais e os verdes é vista como fundamental para os conservadores porque, caso ela não vingue, o país poderia estar diante, pela primeira vez, da necessidade de convocar novas eleições – isso se o SPD também mantiver seus planos de romper com Merkel.

Apesar de a CDU/CSU ter recebido a maior parte dos votos nas eleições alemãs de setembro, o resultado surpreendentemente apertado (32,9%) significa que os conservadores precisam dos liberais (10,7%) e dos verdes (8,9%) para ultrapassar os 50% de apoio e formar um governo de maioria.

As conversas desta quinta-feira se estenderam pela madrugada, uma vez que Merkel havia fixado um limite, até o início desta sexta-feira, para que fossem encerradas as sondagens – precursoras das negociações formais.

Apesar do prazo, o presidente do FDP, Christian Lindner, anunciou durante a madrugada que os partidos haviam decidido dar uma pausa nas negociações, retomando-as no início da tarde desta sexta-feira.

Lindner disse que as semanas de discussões prévias entre os partidos levaram a progressos significativos em muitas questões, apesar de ainda haver divergências em relação a temas como clima e migração. No entanto, ele se disse otimista de que as diferenças ainda podem ser superadas.

"Decidimos que devemos usar os próximos dias para superar as diferenças remanescentes", declarou o líder dos liberais a repórteres. "Um projeto tão histórico não deve fracassar por conta de algumas horas perdidas."

Mais informações a seguir.