Topo

+Ao vivo: Fracassa tentativa de Merkel de fechar aliança +

19/11/2017 21h19

Chefe do Partido Liberal Democrata afirmou que não foi possível fechar acordo com partido da chanceler e verdes para a formação de novo governo.+ Ao vivo: Fracassa tentativa de Merkel de fechar aliança +

Após semanas de conversas prévias, conservadores, liberais e verdes não conseguem superar divergências, e chanceler federal alemã fica sem acordo para abrir caminho para formação de governo. Novas eleições podem ser convocadas.

O chefe do Partido Liberal Democrata (FDP, na sigla em alemão), Christian Lindner, anunciou na noite deste domingo (19/11) que não foi possível, após semanas de conversas prévias, chegar a um acordo com o partido da chanceler federal alemã, Angela Merkel, e os verdes para dar início a negociações formais para montar o próximo gabinete de governo. Lindner anunciou que sua sigla decidiu se retirar da mesa de negociação.

Merkel estava tentando fechar uma aliança improvável de sua legenda, a União Democrata Cristã (CDU), e do seu partido-irmão na Baviera, a União Social Cristã (CSU), com o Partido Liberal Democrático (FDP) e o Partido Verde para abrir caminho para o seu quarto mandato.

Tal coalizão, nunca testada a nível nacional, seria a saída para Merkel depois de o Partido Social-Democrata (SPD) ter anunciado que não continuaria apoiando a chanceler federal e voltaria à oposição. A decisão veio após as eleições de 24 de setembro, que deram vitória à CDU.

Diante de tal insucesso nas semanas de sondagens entre os partidos, a Alemanha pode estar diante, pela primeira vez, da necessidade de convocar novas eleições.

___________

As atualizações estão no horário de Brasília (para atualizar, pressione CTRL + F5)



21h00 – Esta domingo (19/11) era um dia decisivo para a política alemã, pois era a data fixada como limite pela chanceler federal Angela Merkel para que seu partido, os liberais e os verdes, após semanas de sondagens, decidissem se realmente entrariam em negociações formais para montar o próximo gabinete de governo. A tentativa, no entanto, não vingou.

___________