Presidente da Alemanha descarta nova eleição e pressiona por diálogo

Steinmeier apela a partidos para que assumam responsabilidade que lhes foi dada por eleitores. Declaração ocorre após fracasso das negociações, lideradas por Angela Merkel, com liberais e verdes.O presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, afirmou nesta segunda-feira (20/11), em Berlim, que os partidos políticos devem assumir a responsabilidade que lhes foi concedida pelos eleitores e tentar formar um governo para o país. Segundo ele, a responsabilidade oriunda das urnas não pode "simplesmente ser devolvida aos eleitores".

O anúncio ocorreu após o fracasso das negociações entre União Democrata Cristã (CDU), União Social Cristã (CSU), Partido Verde e Partido Liberal Democrático (FDP) para a formação de um governo e após o Partido Social-Democrata (SPD) ter reiterado que não participará de uma nova coalizão com a CDU e a CSU.

Saiba mais: As opções para formação de governo na Alemanha

Steinmeier afirmou que, nos próximos dias, vai se reunir com os líderes dos principais partidos, incluindo também aqueles que, até o momento, não participaram das negociações, numa referência ao SPD. Ele acrescentou que vai se reunir, também, com os presidentes de outros órgãos do Estado, como o Parlamento e o Judiciário.

"Quem se candidata, perante os eleitores, à responsabilidade política não pode se omitir quando ela lhe é dada", afirmou o presidente, numa referência indireta ao Partido Liberal, que na madrugada desta segunda-feira deixou a mesa de negociações para a formação de um governo. O momento exige que todos os envolvidos reconsiderem suas posições, disse Steinmeier.

O presidente vai se encontrar com o líder do SPD, Martin Schulz, nesta quarta-feira. Schulz reiteradamente descartou participar do governo e disse que os social-democratas não temem uma nova eleição. Já Steinmeier deixou claro que pretende, de todas as maneiras, impedir que haja um novo pleito.

AS/dpa/afp/ots

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos