Operários acham suástica gigante na Alemanha

Trabalhadores encontram símbolo nazista de quatro por quatro metros enterrado nas instalações de um centro esportivo em Hamburgo. Cidade ordena a destruição do objeto.Trabalhadores da construção civil em Hamburgo, na Alemanha, encontraram nesta terça-feira (21/11) uma enorme suástica de concreto num local onde seriam erguidos vestiários de um centro esportivo no bairro de Billstedt.

Membros do clube esportivo Billstedt-Horn, onde o objeto de quatro por quatro metros foi descoberto, afirmam que antigamente o local abrigava um monumento nazista que foi destruído há décadas.

Leia também: Grupo transforma suásticas em arte em Berlim

Um operário encontrou por acaso o objeto, que estava enterrado a apenas 40 centímetros de profundidade, e continuou escavando até descobrir do que se tratava.

Os responsáveis pelo patrimônio histórico de Hamburgo ordenaram a remoção da suástica - a exibição de símbolos do nazismo é proibida na Alemanha. Mas, por ser pesada demais, até mesmo para ser erguida por uma escavadeira, ela deverá ser destruída no local por britadeiras.

"Tem que ser removido o mais rápido possível", disse uma porta-voz do Billstedt-Horn, temendo que o local vire um ponto de peregrinação de neonazistas.

RC/dpa/ap/efe

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos