Topo

Como a tecnologia vai mudar o nosso estilo de vida

28/11/2017 11h24

Carros autônomos, roupas que brilham, vendedores virtuais. Tudo isso está mais próximo de virar realidade, como vai ver neste Futurando.A fabricante de componentes para automóveis ZF Friedrichshafen está desenvolvendo uma série de sistemas para ajudar os motoristas nas estradas, como você vai ver neste Futurando. O nome do projeto com o objetivo de equipar veículos com ferramentas high-tech é Vision Zero. Os profissionais envolvidos estão testando um jeito de evitar acidentes que ocorrem pela distração de quem não para de mexer no celular enquanto dirige. Mas tem muito mais.

Um outro problema para ser resolvido no setor automobilístico é relacionado ao combustível. O Futurando vai mostrar uma empresa alemã que está investindo num tipo de crude, o "crude azul". Ele pode ser um potencial substituto sintético do petróleo. A Noruega está de olho nessa pesquisa.

A tecnologia, como todos nós já percebemos, está nas mais diversas áreas e segue mudando aos poucos o modo como vivemos, nos vestimos e resolvemos problemas. Até no jeito como mantemos a saúde em dia, como você vai ver neste Futurando.

A forma como vamos consumir no futuro também pode ser diferente do que estamos acostumados. Tudo indica que vamos andar numa loja acompanhados de um assistente virtual de compras, que inclusive vai saber das nossas preferências, o que estamos procurando. Não perca o Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.