Diplomata da ONU visita Coreia do Norte

Subsecretário-geral para Assuntos Políticos vai se reunir com autoridades locais em meio ao acirramento das tensões entre país asiático e Estados Unidos.O subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Políticos, Jeffrey Feltman, iniciou nesta terça-feira (05/12) uma rara visita oficial à Coreia do Norte, onde vai se reunir com autoridades do governo local para discutir "questões de interesse e preocupação mútuas", afirmaram as Nações Unidas.

Leia também: Coreia do Norte, o medo dos mísseis e a diplomacia

A primeira visita de um diplomata de alta patente da ONU a Pyongyang desde 2010 ocorre em meio ao acirramento das tensões entre o país e os Estados Unidos. Há menos de uma semana, Pyongyang realizou um novo teste de míssil balístico que, segundo os norte-coreanos, teria a capacidade de atingir solo continental americano.

Feltman viajou ao país nesta terça-feira para uma visita de quatro dias com o objetivo de manter uma "ampla categoria de discussões políticas", afirmou Stéphane Dujarric, porta-voz do secretário-geral da ONU, António Guterres. Um dos compromissos do diplomata em Pyongyang será uma reunião com o ministro norte-coreano do Exterior, Ri Yong Ho.

O porta-voz explicou que a visita do subsecretário responde a um convite feito há muito tempo para restabelecer o diálogo político entre o governo de Kim Jong-un e a ONU. Antes de se dirigir a Pyongyang, Feltman se reuniu com representantes do governo da China em Pequim.

Dujarric disse que a visita foi confirmada por Pyongyang na quinta-feira passada e ressaltou que não existem planos para que Guterres visite o país. O secretário-geral viajará ao Japão na próxima semana.

O Conselho de Segurança da ONU se reuniu na quinta-feira passada para discutir o mais recente teste de míssil balístico da Coreia do Norte. Uma nova reunião em nível ministerial está marcada para o dia 15 de dezembro, com o objetivo de estudar novas medidas para punir o regime de Pyongyang.

RC/efe/afp

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos