Futurando mostra iniciativas contra o desperdício

Do uso de ingredientes orgânicos ao reaproveitamento de restos de comida. Você vai se inspirar em exemplos de como é possível evitar o desperdício.Um restaurante na Inglaterra está fazendo o que poucos estabelecimentos do tipo fazem: é um lugar onde quase não se produz lixo e que quer ser copiado. Os ingredientes das receitas são orgânicos, chegam dos fornecedores sem embalagens e o que sobra nunca é desperdiçado. Os detalhes você vai ver neste Futurando.

Vamos falar também de muitas outras iniciativas contra o desperdício mundo afora. Uma delas está em Berlim, na Alemanha. É um supermercado que vende produtos fora da data de validade. Nesse caso, o conselho dos próprios clientes é usar o bom senso com relação ao risco de ingerir algo realmente estragado. Mas em geral o que vai parar nas lixeiras poderia ter um outro destino.

Será que variar o cardápio incluindo insetos como fonte de alimento seria viável? No Brasil, por enquanto eles são usados para a alimentação animal. Não há uma legislação específica para regular a atividade e o comércio para o consumo humano. No programa você ver o processo para fabricar um hambúrguer de larvas.

O Futurando mostra ainda os benefícios do fruto de uma árvore africana milenar: o baobá. Ele usado em pó para "turbinar" com mais nutrientes e vitaminas as batidas de frutas. É um alimento que pode ser aproveitado por completo. Ou seja, zero desperdício. Mas a colheita envolve riscos.

No Brasil, o que não falta também são superalimentos, como o açaí. O Futurando visitou o município de Igarapé-Miri, no Pará, para mostrar plantações orgânicas da fruta. Sem agrotóxicos ou fertilizantes, elas crescem em agroflorestas. Os produtores rurais dizem que dá até para ganhar mais dinheiro. Os detalhes você vê no Futurando!

O programa

O Futurando traz novidades sobre ciência, meio ambiente e tecnologia e é produzido todas as semanas pela redação brasileira da Deutsche Welle, em Bonn, na Alemanha.

O programa é exibido, no Brasil, pelo Canal Futura às terças-feiras, às 22h30 com reprise às quartas 16h30, quintas, sábados e segundas; pela Rede Minas aos sábados, às 14h30, com reprise às sextas-feiras, às 13h30; pela TV Brasil todas as quartas, às 22h, com reprise às quintas, às 3h15; pela TV Cultura aos domingos às 00h, com reprise todas as quartas às 22h30 ; pela TV Câmara Tupã todos os sábados às 18h, com reprise às terças-feiras, às 19h40 e pela TV Climatempo aos sábados às 9h30, com reprise às terças e aos domingos. Você também pode ver vídeos do programa no Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

O Futurando é transmitido ainda em Moçambique pela Rede Tim, aos sábados, às 14h30.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos