Rússia é banida de Jogos Olímpicos de Inverno de 2018

Após escândalo de doping de Estado, Comitê Olímpico Internacional veta participação russa nos Jogos de Pyeongchang, mas atletas do país poderão competir de maneira neutra, sem a bandeira nacional.O Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou nesta terça-feira (05/09) que suspendeu o Comitê Olímpico da Rússia (COR) dos Jogos de Inverno de 2018, em Pyeongchang, por doping de Estado, mas permitiu que atletas do país participem sob bandeira neutra

"Foi decidido suspender o Comitê Olímpico da Rússia com efeito imediato, assim como convidar de maneira individual atletas russo a competir nos Jogos de Pyeongchang sob o nome de 'atletas olímpicos da Rússia' e sob a bandeira olímpica", disse o COI em comunicado.

A Comissão Executiva do COI, reunida em Lausanne, na Suíça, tomou a decisão após ter acesso aos resultados do chamado relatório Schmid, que investiga o doping de Estado na Rússia.

O COI baniu vitaliciamente o vice-primeiro-ministro russo, Vitaly Mutko, dos Jogos Olímpicos por seu papel no programa estatal de doping, que alcançou seu auge nos Jogos de Inverno de Sochi, em 2014. Mutko, que na época era ministro dos Esportes, preside hoje o Comitê Olímpico da Copa de 2018, a ser realizada na Rússia.

Samuel Schmid, presidente da Comissão Executiva do COI, afirmou que o programa de doping "estava sob a autoridade do ministro dos Esportes russo".

O presidente do COR, Alexander Yhukov, também foi suspenso como membro do comitê internacional. O COI também impôs uma multa de 15 milhões de dólares ao Comitê Olímpico Russo.

O presidente russo, Vladimir Putin, disse anteriormente que seria humilhante para a Rússia competir sem símbolos nacionais. Após a decisão do COI, a holding que controla a TV estatal russa, VGTRK, disse nesta terça-feira que não transmitirá os Jogos de Inverno de 2018.

Outros países já foram impedidos de participar dos Jogos Olímpicos no passado, entre eles a África do Sul, durante o apartheid. Esta é, no entanto, a primeira vez que uma nação é suspensa por doping.

LPF/efe/rtr/ap/afp

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos