Topo

Maioria dos americanos vê aumento da corrupção na era Trump

12/12/2017 17h27

Em um ano, cresce também o número de pessoas nos EUA que apontam corrupção como endêmica na Casa Branca, diz estudo da Transparência Internacional. Quase 70% consideram que governo está falhando no combate à prática.Quase seis em cada dez americanos acreditam que a corrupção aumentou nos Estados Unidos ao longo do primeiro ano do governo de Donald Trump, revelou um estudo divulgado nesta terça-feira (12/12) pela Transparência Internacional.

Leia mais: Populismo dificulta combate à corrupção, afirma Transparência

De acordo com o levantamento da ONG especializada no combate à corrupção, 44% dos americanos afirmaram que a corrupção é endêmica na Casa Branca, o que representa um aumento de oito pontos percentuais em relação ao ano anterior.

O presidente e seu gabinete ultrapassaram ainda o Congresso na percepção da instituição governamental mais corrupta do país. Quase sete em cada dez pessoas acreditam que o governo está falhando no combate à corrupção. Em 2016, metade dos americanos tinha essa opinião.

"Nossos representantes eleitos estão falhando em recuperar a confiança na habilidade de Washington de servir às pessoas e continuam parecendo representar os interesses corporativos de elite", afirmou a representante da Transparência Internacional para os EUA, Zoe Reiter.

O estudo apontou ainda que para 55% dos americanos o medo de retaliações é o principal motivo para não denunciar casos de corrupção, um aumento de 24 pontos percentuais em relação a 2016.

Desde que assumiu a presidência, Trump não se afastou totalmente de seus negócios, e críticos denunciam conflitos de interesses em diversas políticas de seu governo, que beneficiariam suas empresas.

Para o estudo, a Transparência Internacional entrevistou mais de 1 mil pessoas entre outubro e novembro. A margem de erro é de 3,1%.

CN/afp/ots

_______________

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App