Topo

Após recorde, valor do bitcoin despenca

22/12/2017 22h21

Criptomoeda sofre uma desvalorização de cerca de 20% em 24 horas, demonstrando sua volatilidade. Operações de compra e venda de moedas virtuais em plataforma dos EUA chegam a ser interrompidas.Poucos dias após alcançar um valor recorde, o bitcoin despencou nesta sexta-feira (22/12), demonstrando sua volatilidade. Em 24 horas, a criptomoeda sofreu uma desvalorização de cerca de 20%.

A desvalorização começou quando os mercados dos Estados Unidos estavam fechados durante a noite, sem que se conheça uma razão específica. O bitcoin estreou no mercado futuro de Chicago na semana passada.

Leia também:

Bitcoin consome tanta energia quanto um país inteiro

O que é o bitcoin, a moeda virtual que chegou a valer 11 mil dólares

Diante da desvalorização, a Coinbase, considerada a plataforma de compra e venda de moedas virtuais mais importante dos Estados Unidos, anunciou que tinha interrompido temporariamente as operações e que estava fazendo o possível para restabelecê-las.

Durante o dia, a mais bem-sucedida das mais de 29 criptomoedas que têm capitalização superior a 1 bilhão de dólares chegou a ser cotada a 11.069 dólares, uma queda que começou a se agravar pouco antes da abertura dos mercados financeiros em Wall Street.

A cotação ficou muito abaixo do valor de mais de 19,8 mil dólares registrado no último domingo, um dia antes de o bitcoin começar a operar no CME, o principal mercado de derivados financeiros dos Estados Unidos, com sede em Chicago.

A entrada do bitcoin no CME e a oferta que foi feita uma semana antes pelo CBOE, outro mercado de derivados financeiros de Chicago menor que o anterior, gerou expectativas de que haveria uma diminuição da volatilidade que a moeda virtual vem registando nos últimos anos.

Há um ano, o bitcoin era cotado a cerca de 800 dólares e, desde então, sofreu uma valorização de 1.367%. O empurrão maior ocorreu em meados de novembro, quando a criptomoeda estava cotado em torno dos 6 mil dólares, e pulou para mais de 10 mil dólares no início de dezembro.

A razão da queda desta sexta-feira, que foi apontada pelos meios especializados, está vinculada a problemas técnicos que, aparentemente, as principais plataformas de compra e venda estão experimentando nos últimos dias devido à popularidade crescente da criptomoeda.

A Coinbase reconheceu na quarta-feira que não estava conseguindo concluir muitas transações pela avalanche de solicitações nos últimos dias. A plataforma anunciou então que as transferências poderiam levar até cinco dias úteis para serem concluídas.

A desvalorização deu razão aos que insistem que investir em bitcoins não é uma opção razoável, devido à sua forte volatilidade e ao fato de essa criptomoeda não estar inserida em nenhum sistema econômico.

CN/efe/rtr

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App