Antiga Mercedes de Hitler vai ser leiloada nos EUA

Nik Martin (av)

Veículo de um dos assassinos de massa mais notórios do mundo poderá render até 7 milhões de dólares. Casa de leilões defende venda da "Super Mercedes": "Este carro não escolheu seu dono original, nem seu uso."Uma Mercedes-Benz 770K Grosser Offener Tourenwagende de 1939, originalmente propriedade do ditador nazista Adolf Hitler e usada em desfiles, será colocada em leilão nos Estados Unidos, em 17 de janeiro de 2018.

Em documentos totalizando 54 páginas, a casa de leilões responsável pela transação, a Worldwide Auctioneers, alega comprovar que a "Super Mercedes" foi encomendada, construída para e utilizada pelo líder nacional-socialista. A companhia sediada no Arizona divulga o objeto como o automóvel de maior significado histórico jamais submetido a venda pública.

Os leiloeiros não estipularam o valor potencial do carro, mas a emissora americana Fox News afirma que ele poderá arrecadar entre 5 milhões e 7 milhões de dólares, com base na avaliação de um especialista em carros clássicos, que permanece anônimo.

De um canal na Antuérpia para os EUA

Segundo a Worldwide Auctioneers, o carro é "um produto dos exigentes requisitos do Führer e do oficial da SS Erich Kempka, que serviu como seu principal chofer a partir de 1934". Depois de ser usado por Hitler em ocasiões, especiais, entre 1939 e 1941, ele teve sete outros proprietários.

O dossiê que o acompanha contém cartas descrevendo como, no fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, foi confiscado e usado pela polícia militar americana em Le Havre, na França. Mais tarde, foi retirado de um canal na cidade belga de Antuérpia. Comprada de um ferro-velho, a Mercedes foi reparada e transportada para os Estados Unidos, onde teve cinco outros proprietários.

Um dos cinco Offener Tourenwagen ainda existentes, o veículo tem sido exibido em diversos desfiles e museus por todo o mundo, assim como em algumas das principais coleções automobilísticas particulares.



"Ela não escolheu seu dono"

Defendendo a venda de um item que pertenceu a um dos criminosos de massa mais notórios do mundo, a casa de leilões declarou que doará 10% do preço de venda para o esclarecimento sobre como e por que o Holocausto aconteceu, e como se pode evitar atrocidades semelhantes.

"Este automóvel não escolheu seu dono original, nem seu uso", alegou em comunicado Rod Egan, leiloeiro e diretor da Worldwide Auctioneers. "Se a sua proveniência puder ser posta de lado, exemplos da Mercedes-Benz 770 'Grosser' ou 'Super-Mercedes' muito provavelmente permanecem sendo o maior feito do mundo em termos de design, engenharia e construção automotivos."

Outras "relíquias" do ditador nazista leiloadas recentemente incluem fotos inéditas dele, seu telefone vermelho e alguns dos quadros que pintou.

----------------

A Deutsche Welle é a emissora internacional da Alemanha e produz jornalismo independente em 30 idiomas. Siga-nos no Facebook | Twitter | YouTube | WhatsApp | App

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos